metropoles.com

Brasilienses enfrentam viagem de 36 horas para defender Lula

Uma família inteira de Planaltina está entre os manifestantes acampados na capital gaúcha

atualizado

Compartilhar notícia

Saulo Araújo/Metrópoles
Família Planaltina
1 de 1 Família Planaltina - Foto: Saulo Araújo/Metrópoles

Brasilienses estão entre os manifestantes pró-Lula que acompanham o julgamento de Luiz Inácio Lula da Silva, em Porto Alegre (RS). Uma família inteira de Planaltina enfrentou 36 horas de viagem de ônibus para defender o ex-presidente. Acampado e com comida racionada, o grupo acha que o sacrifício é válido.

“Saímos domingo (21) de Brasília e só chegamos ontem (23). É bem difícil sair de casa, ficar embaixo de lona nesse calorão todo, mas, por Lula, vale a pena”, disse Ordimina Gonçalves Siqueira, 59 anos.

Os manifestantes são mantidos a aproximadamente 1,5km de distância do Tribunal Regional Federal 4 (TRF 4). Estão em um acampamento montado no local. Ocupam toda a extensão da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, que tem cerca de 4km

Mais cedo, eles marcharam pela cidade e chegaram a ser hostilizados por alguns motoristas, que se irritaram com o fato de o protesto travar o trânsito.

O esquema de segurança é bem reforçado na capital gaúcha. Entre os manifestantes, o velho jeitinho brasileiro: alguns fizeram um gato na rede elétrica para carregar seus telefones celulares.

Segundo servidores que trabalham em uma ambulância situada nas proximidades do TRF 4, 13 pessoas tiveram de ser transportadas para hospitais. Uma, inclusive, teria infartado e morrido no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. Essa informação, porém, ainda não foi confirmada pela Secretaria de Saúde.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?