metropoles.com

Após divulgação de condenação, secretário de Paes pede exoneração do cargo

Fábio Dalmasso Coutinho foi condenado por falsificar assinatura da própria mãe em um cheque. É a primeira baixa no governo de Eduardo Paes

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Eduardo Paes conversa com Raquel Sheherazade para o Metrópoles
1 de 1 Eduardo Paes conversa com Raquel Sheherazade para o Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O secretário municipal de Habitação da prefeitura do Rio, Fábio Dalmasso Coutinho, pediu demissão do cargo nesta quarta-feira (13/1). Trata-se da primeira baixa no alto escalão, com apenas 13 dias do governo do prefeito Eduardo Paes (DEM). As informações são do jornal O Globo.

O pedido de exoneração foi feito após o RJ2, da TV Globo, noticiar que Fábio já foi condenado e cumpriu pena há menos de oito anos, por falsificar a assinatura da própria mãe, Gilce Damasso, em um cheque. Um dos requisitos para ocupar cargos comissionados na prefeitura do Rio é não ter condenação em segunda instância (leia mais abaixo).

Fábio Dalmasso Coutinho foi condenado a dois anos de prisão pelo crime. Em 2016, teve a pena convertida em pagamento de serviços comunitários e doação de cestas básicas por seis meses. Ele chegou a recorrer da decisão, mas o pedido foi negado.

Nomeação de condenados

Ao tomar posse, em 1º de janeiro deste ano, o prefeito Eduardo Paes publicou um decreto que estabelece que todos os ocupantes de cargos comissionados devem declarar, no dia da posse, não terem condenação transitada em julgado.

Em nota, a Secretaria Municipal de Governo afirmou que ainda está analisando a documentação apresentada pelo secretário e que vai rever a nomeação, caso haja irregularidade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?