metropoles.com

Cuidados de verão. Saiba como evitar os problemas de pele causados pelo sol

O verão vem chegando e a escolha habitual da grande maioria é sempre ir a um lugar com muito sol para passar as férias. Entretanto, para algumas pessoas, mesmo tomando todas as precauções e adquirindo os melhores produtos, muitas delas ainda sofrem com alguns problemas causados pelo sol como alergias, brotoejas e micoses. “As brotoejas […]

atualizado

Compartilhar notícia

iStock_000022640948_Medium
1 de 1 iStock_000022640948_Medium - Foto: null

O verão vem chegando e a escolha habitual da grande maioria é sempre ir a um lugar com muito sol para passar as férias. Entretanto, para algumas pessoas, mesmo tomando todas as precauções e adquirindo os melhores produtos, muitas delas ainda sofrem com alguns problemas causados pelo sol como alergias, brotoejas e micoses.

“As brotoejas surgem devido ao calor. As glândulas sudoríparas não conseguem eliminar o suor totalmente e, em consequência disso, elas inflamam e acabam aparecendo. Já as micoses aparecem nas áreas úmidas – na virilha, entre os dedos dos pés e no corpo em contato com fungos da areia de praia”, explica o dermatologista Erasmo Tokarski, que ainda aconselha a se manter protegido do sol e evitar permanecer muito tempo com roupas molhadas.

Outro fator recorrente de reclamação são as alergias causadas pelas formulações de diversos protetores solares que causam alguns efeitos colaterais na pele, deixando-a mais sensível, avermelhada e com prurido. Problemas como esses levaram a apresentadora Xuxa Meneghel a admitir recentemente que não usa protetor solar quando toma sol. “Sei que é errado, mas não uso porque arde meu olho, irrita, coça e me deixa vermelha”, confessou em uma edição do programa SuperBonita, do canal GNT.

O dermatologista adianta que isso é normal porque protetores solares são produtos químicos com diversas formulações. Em determinados casos, podem causar alergias. Entretanto, o uso do protetor não pode ser dispensado, sendo aconselhável fazer um teste alérgico. “Aplique o filtro solar, por exemplo, na face interna do braço, próximo da axila e verifique se a pele fica mais sensível. Se ficar, pare de usá-lo. Do contrário, volte a usá-lo ou procure seu alergista para que faça um teste alérgico com o produto suspeito.”

O especialista ressalta que a exposição ao sol sem proteção pode acarretar em outros problemas, como manchas brancas, melasma, que pode aparecer ou piorar com o sol, e herpes labial. Mas uma dica boa para quem tem dermatite atópica é que a água do mar e da piscina, quando salinizada, tem o poder de hidratar e vitalizar a pele, sendo, portanto, liberada para se divertir no verão.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?