metropoles.com

CCBB comemora 50 anos de Tropicalismo com shows em setembro

Entre as atrações confirmadas para o festival estão Tom Zé, Pato Fu e Céu

atualizado

Compartilhar notícia

Andre Conti/Divulgação
SP 09/09/2016CRÉDITO OBRIGATÓRIOFOTO: ®Andre ContiTom Zé
1 de 1 SP 09/09/2016CRÉDITO OBRIGATÓRIOFOTO: ®Andre ContiTom Zé - Foto: Andre Conti/Divulgação

Um dos movimentos artísticos mais importantes do país será homenageado com o “Festival CCBB Quanto Mais Tropicália, Melhor”, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília, em 2 e 3 de setembro.

Tom Zé, um dos fundadores do Tropicalismo, Céu, Pedro Luís, Parede (Plap) e Pato Fu estão entre os nomes confirmados para o evento. No repertório, clássicos tropicalistas e sucessos de cada artista. Monica Ramalho será a curadora do evento.

No dia 2 de setembro, um sábado, a cantora e compositora Céu mistura São Paulo e os ares “Tropix” a clássicos como “Vapor barato” (gravado por Gal no LP “Fa-tal”, de 1971), “Nine Out of Ten” (do disco “Transa”, gravado em 1972 por Caetano no exílio) e “Back in Bahia” (escrito e cantado por Gil no disco “Expresso 2222”, de 1972).

Em seguida, sobe ao palco o baiano Tom Zé para cantar os seus sucessos em nome de todos que, junto com ele, sacudiram o país. Ele vai relembrar a sua “Parque Industrial”, que está no disco “Tropicália ou Panis et Circensis”, de 1968, “Tropicália” (Caetano) e “2001”, parceria de Tom Zé e Rita Lee gravada pelos Mutantes.

No domingo, 3 de setembro, o batuque animado e carioca da Plap abre a noite e promete trazer o som de “Bat Macumba” (1968, Gilberto Gil e Caetano Veloso) e “Alegria, Alegria” (Caetano). Depois será a vez da banda Patu Fu, liderada por Fernanda Takai, arrebatar o público com seu pop-rock mineiro.

No roteiro tropicalista, estão “Qualquer bobagem” (1969, de Tom Zé com o trio Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sergio Dias) e “Ando Meio Desligado”, sucesso dos Mutantes de 1970, regravado pelo Pato Fu em 2001, no disco “Ruído Rosa”.

“Festival CCBB Quanto Mais Tropicália, Melhor”
Nos dias 2 e 3 de setembro, a partir das 18h (os portões abrem às 16h), na área externa do Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Esportivos Norte). Ingressos entre R$ 10 e R$ 20. À venda no site Mais Tropicália e na bilheteria do CCBB. Classificação indicativa 16 anos

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?