metropoles.com

Confira as cores preferidas dos brasilienses na hora de comprar carro

Segundo o Detran-DF, houve uma mudança da preferência do brasiliense no ano de 2016, provavelmente por conta da crise econômica

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

No cadastro de veículos do Detran-DF, composto por 1.674.778 veículos, é evidente a preferência do brasiliense pelas cores branca e prata, que lideram a frota circulante do Distrito Federal. Em primeiro lugar estão os veículos de cor branca, com 573.072 unidades, representando 20,7% do total.

A cor prata é a segunda preferida dos candangos, chegando a 556.039 carros, ou seja, 20% do total. A prata esteve na liderança em 2015. Mas, no ano passado, perdeu a liderança para a frota de veículos brancos, que continua crescendo. Ambas são cores neutras, mas com uma diferença expressiva no valor. O carro prata costuma ser mais caro, de 3% a 5%.

O branco virou onda exatamente em meados de 2016, quando se agravou a crise econômica. Os carros dessa coloração são mais baratos e de fácil manutenção em caso de reparos na pintura. Mas há quem acredita que a cor passou a ter novo conceito a partir do momento em que deixou de ser exigida como padrão dos táxis no DF.

O carro prata também tem suas peculiaridades. Conforme os apreciadores do mercado, essa tonalidade destaca melhor o design do veículo, disfarça riscos e arranhões, assim como a sujeira, além de ser melhor avaliado no momento da troca ou venda.

A cor preta é a terceira mais procurada pelo brasiliense, representando 14,8% da frota. Bem abaixo das duas primeiras colocadas. São 410.457 veículos em todo o DF, seguidos pelos vermelhos, que compõem 13,3% da frota, com 368.700 unidades.

A cor cinza equivale a 11,2% da frota circulante, com 310.732 veículos; e a azul, 7,7%, com 215.267 unidades. A cor verde é a que menos atrai o brasiliense. Representa somente 5% da frota do Distrito Federal, com 139.141 veículos. Outros tons como amarelo, marrom, grafite e demais, somam 7,1% do total da frota.

Vantagens e desvantagens das principais cores, segundo o site Portal do Trânsito:

Preto – Carros pretos tendem a ser notados e são facilmente visíveis à luz do dia e ficam muito mais elegantes. Essa cor deixa o interior do carro mais quente e o automóvel de cor preta precisa ser lavado com mais frequência. Além disso, os riscos são mais aparentes.

Prata – Esta é uma boa cor porque reflete a luz durante a noite, além de ser visível como o branco e também tende a ficar limpo por mais tempo, uma vez que essa cor esconde mais a poeira. Na venda, essa cor é valorizada porque está entre as cores mais comuns e bastante procurada pelos compradores. São bem aceitos porque combinam com tudo e com todo tipo de comprador.

Branco – Branco é altamente visível à noite e traz aparência atraente na maioria dos carros. São fáceis de vender, têm preço mais baixo e fácil manutenção da pintura. Outra vantagem é a cor mais segura para trafegar à noite, já que reflete mais luz, mesmo no escuro com menos visibilidade.

Vermelho – Essa cor é geralmente utilizada por quem gosta de esporte. Representa adrenalina, o que é bom para esportistas. É também uma cor chamativa, por isso um carro vermelho pode ser mais difícil de ser vendido.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?