metropoles.com

Médicos do Hospital das Forças Armadas ameaçam entrar em greve

Categoria pede equiparação salarial com os servidores da Secretaria de Saúde do DF. Se paralisação for confirmada na próxima segunda-feira (1°/8), crise na saúde pode piorar ainda mais

atualizado

Compartilhar notícia

Ministério da Defesa/Divulgação
HFA
1 de 1 HFA - Foto: Ministério da Defesa/Divulgação

Na próxima segunda-feira (1°/8), os médicos do Hospital das Forças Armadas (HFA) podem cruzar os braços. A paralisação será discutida em assembleia na própria segunda. Já há indicativo de greve. Segundo o Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (Sindmédico-DF), que representa a categoria, os funcionários pedem a instalação de um plano de cargos e salários e a isonomia salarial com os médicos ligados à Secretaria de Saúde do DF.

O Hospital das Forças Armadas presta assistência médico-hospitalar aos militares da ativa, da reserva e reformados; aos servidores da administração central do Ministério da Defesa e aos servidores e empregados públicos do próprio HFA e da Escola Superior de Guerra. Além disso, usuários dos Fundos de Saúde das Forças Armadas e outras instituições autorizadas por convênios também são atendidos na instituição de saúde.

O problema é que, com a crise instalada na saúde do Distrito Federal, com hospitais já lotados, e as Olimpíadas à vista — que fará com que o GDF esvazie 30% dos leitos de emergência dos hospitais Regional da Asa Norte (Hran) e de Base —, uma unidade de saúde paralisada pode representar um caos ainda maior.

Se os médicos deixarem de atender, os pacientes do HFA vão procurar a rede pública e isso vai piorar o atendimento

Guttemberg Cialio, presidente do Sindmédico-DF

Procurado pela reportagem do Metrópoles, o hospital que é ligado às Forças Armadas e ao governo federal, afirmou desconhecer o indicativo de greve. “É válido e notório destacar que o HFA vem trabalhando diuturnamente no ano de 2016 visando a melhoria das condições de trabalho de todos os nossos profissionais, buscando, assim, reverter um quadro desfavorável que começou a ser desenhado a mais de uma década”, traz a nota.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?