metropoles.com

Rapaz morre após ser atingido por tenda de circo no DF

A vistoria foi feita nesta segunda-feira (27), no mesmo dia em que a estrutura desabou matando adolescente de 17 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Corpo de Bombeiros/Divulgação
circo derrubado
1 de 1 circo derrubado - Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Um jovem morreu em um grave acidente na tarde desta segunda-feira (27/3), no Circo Khronos, que estava sendo montado no final da Asa Norte, ao lado do Boulevard Shopping. Após ser atingido pela estrutura de ferro que sustentava a lona, Weyne Bispo da Costa, de 17 anos, teve uma parada cardiorrespiratória. Chegou a receber socorro do Corpo de Bombeiros por 40 minutos, mas não resistiu aos ferimentos.

Além do adolescente, outras duas pessoas estavam sob a lona, mas não precisaram ser hospitalizadas.O rapaz teria vindo de Anápolis (GO) e trabalhava na limpeza. Mas estava sendo testado e poderia se juntar efetivamente à trupe. O jovem completaria 18 anos em 17 de maio. Morreu no Dia Internacional do Circo.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu durante a chuva com ventos fortes no fim da tarde desta segunda. A Defesa Civil encaminhou uma equipe para o local. Peritos também foram deslocados para a região, a fim de identificarem as causas do acidente.

O circo seria inaugurado na próxima sexta-feira (31) e tinha apresentações marcadas para o fim de semana. Mas, agora, toda a área ficará interditada. Após novas análises, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros vão avaliar se a estrutura poderá ser reutilizada. Após o acidente, apenas o ferro que dá sustentação à lona ficou de pé.

Segundo o major Lourival Correia, do Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil fez uma vistoria no local no início da tarde desta segunda-feira (27) e negou a emissão de alvará. Como o circo ainda estava em fase de montagem, os técnicos pediram a correção de alguns problemas e realizaria nova checagem antes da inauguração. Nesta segunda, no entanto, o espaço havia recebido a visita de alunos de uma escola durante a manhã. Eles assistiram ao espetáculo “Adoletá”.

Havia agendamento de outras escolas ao longo da semana. A jornalista Renatha Melo conta que o colégio onde a filha de quatro anos estuda tinha uma visita ao local marcada para esta terça-feira (28). “O que me deixa preocupada é que o aviso do passeio ocorreu há 10 dias. Se o circo não tinha alvará hoje (segunda), imagina naquela época. O mínimo que a escola podia fazer era exigir toda a documentação deles”, explica.

Um funcionário do circo que conversou com o Metrópoles sob a condição de anonimato afirma que a ação do vento foi muito rápida. “Estou com a trupe há mais ou menos dois anos e nunca tinha acontecido nada assim. Foi só o tempo de piscar os olhos e a estrutura toda já tinha caído”.

O rapaz afirma ainda que a tenda é forte e que há um procedimento padrão para casos de chuva forte. No entanto, o temporal foi avassalador. “Agora está todo mundo muito assustado. Nem tanto pela estrutura, mas pela vida que foi perdida, né?”, disse. O Metrópoles não conseguiu contato com a direção do circo nem no local do acidente nem pelo telefone celular.

Nota
Em nota, a administração do Boulevard Shopping esclarece que o espaço foi alugado para a realização de eventos e que exige das produtoras a documentação obrigatória emitida pelos órgãos competentes do governo local.

“Apesar de não estar sob responsabilidade do centro comercial, a administração informa que todas as vítimas do lamentável incidente foram prontamente atendidas pela estrutura de emergência disponibilizada pelo shopping.”

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?