metropoles.com

Inscrições para vestibular indígena da UnB começam nesta segunda (31)

Serão oferecidas 72 vagas em 17 cursos nos campi de Ceilândia, de Planaltina e no Darcy Ribeiro (Brasília). Inscrições vão até o dia 31/8

atualizado

Compartilhar notícia

Felipe Menezes/Metrópoles
ICC UnB Universidade de Brasília minhocão
1 de 1 ICC UnB Universidade de Brasília minhocão - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

A Universidade de Brasília (UnB) abre, nesta segunda-feira (31/7), as inscrições para o vestibular indígena 2017, com vagas para o primeiro e o segundo semestres do ano que vem. Serão oferecidas 72 vagas, distribuídas em 17 cursos nos campi de Ceilândia, de Planaltina e no Darcy Ribeiro. As inscrições poderão ser feitas até o dia 31 de agosto pelo site do Cebraspe.

Os cursos contemplados no edital são: administração, ciência política, ciências naturais, ciências sociais, comunicação organizacional, direito, enfermagem, engenharia florestal, fisioterapia, gestão ambiental, gestão do agronegócio, jornalismo, medicina, nutrição, psicologia, saúde coletiva e serviço social.

As provas da seleção estão previstas para o dia 28 de outubro e serão realizadas no Distrito Federal e nos polos regionais de Águas Belas (PE), Baía da Traição (PB), Cruzeiro do Sul (AC), Lábrea (AM), Macapá (AP) e Manaus (AM).

Para concorrer a uma vaga, o candidato não pode ter concluído nenhuma graduação e deve ter cursado a maior parte do ensino médio em escolas da rede pública. Se for egresso da rede particular, o indígena pode concorrer desde que tenha recebido bolsa de estudo, integral ou parcial.

O vestibular específico para povos indígenas seguirá os moldes de seleções realizadas em anos anteriores, com aplicação de prova objetiva, redação em língua portuguesa, análise de documentação comprobatória de etnia e entrevista pessoal. No edital, constarão informações sobre os polos de apoio aos participantes.

O último vestibular indígena da UnB ocorreu em 2013. Por problemas administrativos em contrato de cooperação entre a universidade e a Funai, as provas foram canceladas em 2014. Em 2015, novo documento foi assinado para a continuidade do processo. Em 2016, houve estudo do assunto. E neste ano, ele será reimplantado. (Com informações da UnB e da Agência Brasil)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?