metropoles.com

Zambelli, Kataguiri e Crivella visitam exposição sobre cânhamo

Cânhamo é uma cepa não psicoativa da cannabis. Exposição na Câmara dos Deputados foi organizada pelo Instituto InformaCann

atualizado

Compartilhar notícia

Instituto InformaCann
Carla Zambelli visita exposição sobre cânhamo na Câmara dos Deputados
1 de 1 Carla Zambelli visita exposição sobre cânhamo na Câmara dos Deputados - Foto: Instituto InformaCann

Um grupo de deputados federais visitou, nesta semana, uma exposição de cânhamo, cepa não psicoativa da cannabis. O evento foi organizado pelo Instituto InformaCann. De acordo com a organização, o cânhamo possui uma das fibras mais resistentes e sustentáveis da história.

Entre os visitantes da exposição estão os deputados Carla Zambelli (PL-SP), Kim Kataguiri (União-SP), Sargento Fahur (PSD-PR) e Marcelo Crivella (Republicanos-RJ).

A exposição busca mobilizar parlamentares para discutir a regulamentação e incentivo nacional para produção da planta. O evento reuniu produtos desenvolvidos com o cânhamo, como roupas, absorventes menstruais e sapatos. O matreial é base para produção de fibras têxteis serve para a produção de bioplástico, papel, tecidos, painéis de carros e tijolos.

A realização do evento chegou a ser alvo de resistência por parte da presidência da Câmara dos Deputados, que desautorizou a exposição de produtos cuja regulação impede a comercialização no Brasil.

0

Deputados participam

Um dos deputados que visitou a exposição foi Sargento Fahur (PSD-PR). O parlamentar foi policial militar por 35 anos e ressaltou a importância do uso medicinal da cannabis, mas fez críticas ao uso recreativo.

“Não sou ignorante a ponto de desprezar tudo isso aqui, a medicação, mas você sabe que sou um pouco intransigente com o uso recreativo. É aquela pessoa que se envolve com a droga e acaba se envolvendo com coisas piores. Tenho bastante consciência e aprendizado pra saber que isso aqui realmente faz bem para algumas pessoas. Fala-se que vai produzir em casa. Tem maconheiro que não arruma nem o quarto”, disse.

O deputado Augusto Puppio (MDB-AP), que é médico, afirmou que acompanha os avanços do uso medicinal do canabidiol e ressaltou a importância de debater a utilização do cânhamo.

“A gente acompanha na medicina os avanços e benefícos do canabidiol em várias àreas da medicina. Estou aqui no estande falando do cânhamo, onde a gente vê que existe uma cadeia produtiva que pode gerar emprego e renda para o Brasil. Esse assunto tem que ser debatido na Câmara”, afirmou Puppio.

O deputado Marcelo Crivella também ressaltou a importância de diferenciar a discussão sobre cânhamo e o uso recreativo da cannabis. “A gente não pode confundir o cânhamo com cannabis. Não estamos falando de maconha. Pode ser muito importante para a agricultura do nosso país. É algo a frente, precisamos fazer parte. Precisamos gerar emprego, sobretudo no campo, precisamos analisar isso com muito carinho”, afirmou.

Críticas

A exposição também foi alvo de críticas. O deputado Marcos Pollon (PL-MS) afirmou que o evento incentivava o uso de maconha.

“Olha com o que me deparei na entrada da Câmara. Um estande de promoção da maconha, olha que absurdo. Olha isso aqui. Eu estava passando na frente e falei: não acredito. Olha ali atrás de mim. Um estande promovendo o cultivo da maconha na Câmara federal”, afirmou, nas redes sociais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?