metropoles.com

MBL pede impeachment de Lewandowski

Documento foi protocolado nesta terça-feira (6/9) no Senado pelo Movimento Brasil Livre, sob o argumento de que o presidente do STF violou a Constituição ao permitir o fatiamento do julgamento do processo contra Dilma Rousseff (PT) na Casa

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ricardo Lewandowski
1 de 1 Ricardo Lewandowski - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Movimento Brasil Livre (MBL), um dos grupos que ajudou a organizar os movimentos pelo afastamento de Dilma Rousseff (PT), ingressou na tarde desta terça-feira (6/9) com um pedido de impeachment contra o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.

Quem protocolou o pedido foi Fernando Holiday (DEM), candidato a vereador por São Paulo. Ele diz que o documento foi entregue à secretaria-geral do Senado. No entendimento do MBL, Lewandowski violou a Constituição ao ter fatiado o processo de impeachment de Dilma.

No mesmo pacote, o MBL pede que o processo não seja analisado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e nem pelo primeiro vice-presidente, Jorge Viana (PT-AC). “Eles são parte interessada, pois o PMDB e o PT articularam esse fatiamento”, disse Fernando Holiday ao Metrópoles. Se a solicitação for atendida, o caso irá para análise do segundo vice, senador Romero Jucá (PMDB-RR).

Durante a votação do impeachment de Dilma, o processo foi fatiado em duas partes: a primeira analisou se a petista cometeu crime de responsabilidade e a segunda se a ex-presidente ficaria impedida de ocupar funções públicas por oito anos, que foi rejeitada pelos senadores.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?