Lula aponta em nota oficial “contradições” de Palocci

Ex-presidente foi citado em proposta de delação do ex-ministro como receptor de propina em diversas ocasiões

Daniel Ferreira/Metrópoles
1 de 1 Luiz Inácio Lula da Silva durante evento do PT em Brasília. – Brasília(DF), 24/04/2017 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

As declarações feitas pelo ex-ministro Antonio Palocci ao juiz Sergio Moro, em que foram relatadas supostas ações e práticas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante e após o término do mandato presidencial, foram refutadas pela equipe do ex-chefe do Executivo.

Em nota publicada no site oficial do ex-presidente, a assessoria de Lula enumera contradições verificadas entre os depoimentos do ex-ministro e do empreiteiro Marcelo Odebrecht e afirma que Palocci busca “obter uma redução penal, um acordo de delação, sem compromisso com a verdade.”

Entre as contradições apontadas estão as diferentes versões sobre acordos e valores em supostos “pacotes de propinas”; a finalidade dos valores supostamente destinados ao PT; doações declaradas da Odebrecht ao Instituto Lula; palestras realizadas pelo ex-presidente; e questões relacionadas ao terreno em que seria construído do Instituto Lula.

Na nota, a equipe de Lula ainda lembra que Palocci disse ter feito entregas de dinheiro ao ex-presidente, mas que dias antes, “afirmou categoricamente jamais ter buscado dinheiro em empresas”.