metropoles.com

Bolsa de Valores tem queda por conta de crise em governo Temer

Além da crise “Geddel”, profissionais do mercadomostram preocupação com a discussão na Câmara sobre a anistia para o crime de caixa 2

atualizado

Compartilhar notícia

Wikipedia Commons/Divulgação
Bolsa de Valores em SP
1 de 1 Bolsa de Valores em SP - Foto: Wikipedia Commons/Divulgação

O Ibovespa abriu a sexta-feira (25/11), em queda e renovou mínima abaixo dos 61 mil pontos. A desvalorização no indicador da Bovespa acontece em meio à crise política que abala o presidente da República, Michel Temer, e que deve levar à saída do ministro Geddel Vieira Lima, secretário de Governo.

A Coluna do Estadão apurou e divulgou que “Geddel já está com carta de demissão pronta”. Segundo a Coluna, o ministro já tomou a decisão de deixar o governo ainda nessa sexta-feira para tentar estancar a crise política do governo. Geddel vai oficializar sua demissão por causa da acusação de tráfico de influência feita pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero.

As denúncias à Polícia Federal (PF) do ex-ministro da Cultura Marcelo Calero, que levaram na quinta-feira a oposição a começar a organizar um pedido de impeachment do presidente Temer, também contaminam a dinâmica nos mercados de câmbio e de juros futuros. A crise política indica para analistas e operadores que o governo pode perder capacidade de negociar com o Congresso Nacional.

Caixa 2
Além da crise “Geddel”, profissionais do mercado de câmbio mostram preocupação com a discussão na Câmara sobre a anistia para o crime de caixa 2 praticado por políticos. O entendimento é que, caso o perdão ao dinheiro irregular não seja aprovado, deputados e senadores poderão prejudicar o andamento das votações de projetos ligados ao ajuste fiscal.

Na quinta (24), a indignação popular via redes sociais levou o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, a adiar a votação do pacote anticorrupção, do qual faz parte a anistia ao caixa 2. Às 10h24, o Ibovespa caía 1,16% aos 60.685,95 pontos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?