metropoles.com

ONG oferece serviço para LGBTs tirarem dúvidas de saúde no WhatsApp

Prevenção e apoio: a ONG Palco criou a plataforma Plurais para esclarecer questões sobre IST, HIV/Aids e Hepatites Virais

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
Red telephone receiver hanging over gray background concept for on the phone, on hold or contact us
1 de 1 Red telephone receiver hanging over gray background concept for on the phone, on hold or contact us - Foto: iStock

Tem gente que mal sente uma dorzinha e já vai consultar o Dr. Google para conferir se está com uma ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) — o que é um grande erro. Imagina se essas pessoas pudessem fazer perguntas sobre essas questões via WhatsApp? Pois a ONG Palco oferece o serviço Plurais, para LGBTs tirarem dúvidas sobre IST, HIV, Aids e Hepatites Virais (prevenção e apoio).

O serviço inclui ainda esclarecimentos sobre os direitos civis da população LGBT, encaminhamento para atendimento psicológico e jurídico e é financiado pelo Departamento de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais do governo federal.

O número para contato é (61) 99371-4879. Dentre os assuntos mais procurados no grupo estão informações sobre os direitos sociais de portadores de HIV, denúncia de violência e dúvidas sobre a transmissão de IST.

Segundo o site aids.gov.br, “a denominação ‘D’, de ‘DST’, vem de doença, que implica em sintomas e sinais visíveis no organismo do indivíduo. Já ‘infecções’ podem ter períodos assintomáticos (sífilis, herpes genital, condiloma acuminado, por exemplo) ou se manter assintomáticas durante toda a vida do indivíduo (casos da infecção pelo HPV e vírus do Herpes) e são somente detectadas por meio de exames laboratoriais”.

Aliás, aproveito aqui o espaço para um esclarecimento: o Brasil oferece atendimento integral a quem for diagnosticado com HIV/Aids. A saúde pública oferece desde o acolhimento psicológico ao coquetel, sem que você precise desembolsar nem um real. Esta informação é imprescindível para que ninguém mais sinta que “sua vida acabou” quando o exame der positivo.

Com a velocidade das plataformas de comunicação e interação, nada mais coerente do que construir uma comunicação direta e sem barreiras com as pessoas LGBTs e portadoras de HIV. Ao mesmo tempo, nem toda fonte de informação na internet é confiável. Pelo menos nesse tipo de serviço, dá para a gente saber de onde vem a informação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?