metropoles.com

Três designers da antiga Hollywood que você precisa conhecer

Travis Banton, Edith Head e Adrian ficaram famosos por terem vestido estrelas do cinema, como Grace Kelly, Joan Crawford e Marlene Dietrich

atualizado

Compartilhar notícia

designers
1 de 1 designers - Foto: null

A temporada de premiações de Hollywood já começou. Junto a ela, a especulação sobre quais grifes as celebridades vão usar no tapete vermelho. Hoje, as atrizes contratam uma equipe enorme para ajudá-las a escolher a peça perfeita. Mas, na época de ouro do cinema, designers dos grandes estúdios eram os únicos responsáveis pelos looks dos famosos.

Na primeira metade do século 20, três nomes ficaram conhecidos pelo público: Travis Banton, Edith Head e Adrian Adolph Greenberg (conhecido apenas como Adrian). Juntos, eles coordenavam e, acidentalmente, criavam tendências universais vestindo grandes musas do cinema, como Joan Crawford, Bette Davis, Marlene Dietrich e Grace Kelly.

Travis Banton
Considerado figurinista principal da Paramount Pictures, Travis Banton criou roupas glamourosas, repletas de cortes precisos, tecidos finos e adornos requintados. Foi ele quem desenvolveu os famosos looks de Marlene Dietrich nos clássicos “Desonrada”, “A Vênus Loira” e “Marrocos” – neste último, vestiu a atriz com terno e cartola.

RedList/Reprodução

Ao longo dos anos 1930 e 1940, Banton criou peças atemporais, como o vestido de veludo azul usado por Mae West em “Belle of the Nineties” (1934) e os modelos deslumbrantes de Carole Lombard no clássico “Rumba” (1935). Isso sem falar nos figurinos da difícil Claudette Colbert em “Cleópatra” (1934) – ele teve de inventar maneiras para disfarçar a cintura grossa e o pescoço curto da atriz.

 

TheRedList/Reprodução

TheRedList/Reprodução

Banton também vestiu Louise Brooks e Clara Bow. Após deixar a Paramount por conta de alcoolismo – causado principalmente pelo estresse de produzir peças em um curto espaço de tempo –, ele passou a trabalhar para outros estúdios. Na 20th Century Fox, o estilista cuidou dos ornamentos, saias e badulaques de Carmen Miranda. Na Universal, criou um de seus projetos mais marcantes: o negligé usado por Joan Bennett em “Scarlet Street” (1945).

0

 

Edith Head
De todos os artistas que você verá aqui, certamente a mais famosa foi Edith Head. Após anos trabalhando como assistente de Travis Banton na Paramount, ela assumiu o cargo dele, de designer principal do estúdio. São dela alguns dos figurinos mais emblemáticos do cinema.

Edith era conhecida por atender as atrizes mais difíceis e pelo talento singular para lidar com problemas de silhueta. Em Barbara Stanwyck, por exemplo, ela ajustou as proporções das peças para que sua cintura não aparentasse tão longa. Apesar de terem trabalhado juntas em diversas ocasiões, foi no filme “The Lady Eve” (1941) que a parceria rendeu boas produções: ao todo, Head criou 25 figurinos para a atriz.

TheRedList/Vogue/Reprodução/EdithHeadArchives

A estilista também foi responsável pelo vestido branco usado por Elizabeth Taylor em “Um Lugar ao Sol” (1951) e por todo o guarda-roupa de Bette Davis no clássico “A Malvada” (1950). Isso sem falar nas parcerias com Audrey Hepburn em “A Princesa e o Plebeu” e “Sabrina”. Neste último, ela ganhou o Oscar de melhor figurino, mas recusou-se a permitir que o nome de Hubert de Givenchy fosse incluído nos créditos do filme. A situação desconfortável fez Audrey ficar do lado do estilista, que cuidaria de seu guarda-roupa nos filmes seguintes.

TheRedList/Vogue/HarpersBazaar/ParamoumtArchives/Reprodução

 

 

Para a futura princesa Grace Kelly estrelar os filmes de Alfred Hitchcock, a designer projetou criações atemporais. Tanto em “Janela Indiscreta” (1954) quanto em “Ladrão de Casaca” (1955), os vestidos fluidos e elegantes da atriz consolidaram o estilo de uma época. A parceria com o diretor continuaria e ela também usaria Kim Novak para “Vertigo” (1958) e Tippi Hedren para “Os Pássaros” (1963).

Depois de anos na Paramount, ela finalmente se mudou para a Universal Pictures, onde ficou até sua morte. Em seus últimos anos de vida, houve rumores de que muitas de suas criações eram reproduções, e, algumas, sequer foram projetadas originalmente por ela. Head recebeu mais de 1.000 créditos em tela, 35 indicações ao Oscar, e ganhou oito vezes a estatueta da Academia por design de figurino.

0

Adrian
Adrian (sim, ele era conhecido apenas por seu primeiro nome) pode ser lembrado como o designer que revolucionou o guarda-roupa de Joan Crawford. Além dela, o profissional também trabalhou com estrelas como Jean Harlow, Greta Garbo e Judy Garland.

Embora tenha começado a carreira na Paramount na década de 1920, foi na MGM — onde ficou de 1928 até 1941 — que fez seus trajes inesquecíveis.

MGM Archives/TheRedList/Reprodução

Para Joan, dois figurinos são memoráveis. O primeiro foi o vestido “Letty Lynton”, intitulado assim por causa da personagem de Crawford no filme “Redimida” de 1932. A peça cheia de babados fez tanto sucesso que a Macy’s chegou a vender 500 mil cópias do modelo.

A segunda peça foi para o filme “A Noiva de Vermelho”. De acordo com o blog Cidadão Quem, o modelo foi produzido com dois milhões de canutilhos, costurados manualmente por dez costureiras durante duas semanas e pesava cerca de 13 kgs. Para conservá-lo, a atriz teve de ensaiar com um outro figurino.

Determinado a sempre produzir peças requintadas, Adrian projetou 14 vestidos de noite para o último filme de Garbo, “Duas Vezes Meu”, de 1941. No entanto, o estúdio queria peças de baixo orçamento que Adrian e Garbo detestaram, então os deixaram MGM.

MGM Archives/Instagram/Reprodução

Ele afirmou: “Foi por causa de Garbo que deixei o estúdio. Em seu último filme, eles queriam torná-la uma menina americana tradicional. Mas, quando o glamour acaba para Garbo, também acaba para mim”. Ele retornaria a trabalhar para o estúdio apenas uma vez quando fez peças para “O Amor Nasceu em Paris”, em 1952. Apesar de ser gay, em 1939 casou-se com a atriz Janet Gaynor e permaneceram juntos até sua morte prematura, em 1959, quando sofreu um ataque cardíaco.

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?