metropoles.com

A fotógrafa Camila Cornelsen busca financiamento para publicar livro com imagens de mulheres nuas sem retoques

O projeto X Real da fotógrafa Camila Cornelsen promete dar lugar a mulheres reais e sem manipulação digital que jamais teriam lugar em revistas grandes

atualizado

Compartilhar notícia

Camila Cornelsen
1 de 1 - Foto: Camila Cornelsen

A fotógrafa Camila Cornelsen está pedindo ajuda na internet para colocar em papel um projeto que já rola na web há mais tempo. O X Real nasceu em 2013 com o objetivo de buscar nos corpos despidos de suas modelos algo que ela jamais viu em revistas: belezas reais, sem retoques digitais nem padrões pré-estabelecidos. Mulheres que, segundo ela, poderiam ser nossas amigas ou vizinhas.

Camila é formada em engenharia civil, mas decidiu seguir pelo caminho artístico. Flertou com a fotografia comercial, com editoriais de moda, e acabou descobrindo no exercício do nu um rico universo de exploração não só de texturas, cores e peles para as imagens, mas de ruptura de padrões replicados à exaustão pelas revistas com os quais as mulheres não conseguem se identificar.

O primeiro ensaio foi com uma amiga que ela sabia que toparia a proposta. Todos os outros – já são quase 25 – foram pedidos das próprias modelos, sem nenhum tipo de processo de seleção. Qualquer mulher, ela diz, pode ser fotografada. As fotos geralmente são feitas na casa das meninas, onde se sentem mais confortáveis para tirar a roupa.

Na página do projeto, Camila explica que a maioria das mulheres que a procuraram afim de tirar a roupa foram em busca de aceitação do próprio corpo. Se achavam magras demais, ou gordas, ou não gostavam de suas cicatrizes, celulites e marcas.

“Nesse caminho percebi que essa condição de magreza, ou gordura é totalmente relativa. Tem pessoas que se vêem acima do peso, tem pessoas que se sentem magras demais, e tem outras que até podem estar acima do peso e se sentem ‘ok’ com isso. As meninas do projeto não são todas magras, mas também não há nenhuma muito acima do peso; mas são meninas que jamais estariam nuas numa publicação grande pelas condições estéticas que dominam o mercado”, ela diz em um texto publicado recentemente na página do site.

O desafio do X Real agora é arrecadar dinheiro para imprimir o projeto em livro de capa dura. O crowdfunding no Catarse já arrecadou R$ 20 mil, mas precisa de R$ 66.400 para sair do papel.

Confira algumas das imagens publicadas pelo X Real:

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?