metropoles.com

Paxlovid: conheça antiviral usado por Joe Biden para tratar Covid

Medicamento oral é indicado para tratamento da doença em pacientes que apresentam sintomas leves e têm risco de hospitalização

atualizado

Compartilhar notícia

Drew Angerer/Getty Images
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos. Ele usa terno escuro e camiseta clara. Ele tem cabelos brancos- Metrópoles
1 de 1 Joe Biden, presidente dos Estados Unidos. Ele usa terno escuro e camiseta clara. Ele tem cabelos brancos- Metrópoles - Foto: Drew Angerer/Getty Images

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, testou positivo para Covid-19 pela primeira vez nessa quinta-feira (21/7). A Casa Branca comunicou que ele está imunizado com três doses da vacina contra o vírus e que usa o antiviral Paxlovid, desenvolvido no país norte-americano, para o tratamento.

O medicamento, produzido pela biofarmacêutica Pfizer, é indicado indicado para uso imediato após os primeiros sintomas da doença em adultos que tenham testado positivo e apresentam alto risco de progressão de quadro grave da doença. De acordo com um estudo da própria farmacêutica, as pílulas apresentam 89% de eficácia na prevenção de hospitalizações e mortes em pacientes de alto risco para a infecção do vírus.

0

Outro estudo analisou que o antiviral também reduz gravidade em idosos, o que justificaria o uso do medicamento pelo presidente norte-americano, de 79 anos.

O Paxlovid foi o primeiro medicamento produzido para combater o coronavírus, e combina dois compostos: o nirmatrelvir e o ritonavir.

Ele tem como objetivo bloquear a replicação do vírus Sars-CoV-2 e tem se mostrado efetivo no tratamento das variantes Ômicron e Delta, classificadas como variantes de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O antiviral faz parte da classe de medicamentos chamados inibidores da protease, usados ​​no tratamento de infecções virais como HIV, hepatite C.

No Brasil, o medicamento é liberado pela Anvisa desde maio de 2022 para pessoas com riscos de terem os sintomas agravados e de serem hospitalizadas, e é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Paxlovid não é indicado para pessoas que não correm esse risco, uma vez que não é eficaz na redução de sintomas e internações.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?