metropoles.com

OMS: pneumonia misteriosa na China não é comparável à pré-pandemia

Após receber informações do governo chinês, OMS garantiu que a situação no país não se compara ao início da epidemia de Covid

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Close up de uma jovem mãe asiática pulverizando desinfetante para as mãos na mão da filha ao ar livre, para proteger e prevenir a propagação de vírus. Manter a higiene pessoal. O novo normal da vida cotidiana. Pneumonia misteriosa na China
1 de 1 Close up de uma jovem mãe asiática pulverizando desinfetante para as mãos na mão da filha ao ar livre, para proteger e prevenir a propagação de vírus. Manter a higiene pessoal. O novo normal da vida cotidiana. Pneumonia misteriosa na China - Foto: Getty Images

O surto atual de doenças respiratórias na China não é comparável ao cenário que precedeu a pandemia de Covid-19, garantiu a Organização Mundial da Saúde (OMS). A agência internacional enfatiza que os casos atuais não estão sendo provocados por patógenos desconhecidos ou incomuns.

A epidemiologista Maria Van Kerkhove, do departamento de preparação e prevenção de epidemias e pandemias da OMS, afirmou que o aumento de casos está relacionado à falta de imunidade adquirida durante o isolamento enfrentado por crianças na pandemia.

“Perguntámos sobre comparações anteriores à pandemia. E as ondas de agora não são tão altas como as que foram verificadas em 2018-2019. Isto não é uma indicação de um novo agente patogênico. Isto é esperado e é o que a maioria dos países enfrentou há um ou dois anos”, explicou Van Kerkhove, em entrevista na sexta-feira (24/11).

O porta-voz Mi Feng, da Comissão Nacional de Saúde da China, disse que o aumento de doenças respiratórias no país ocorre devido à circulação simultânea de vários tipos de patógenos, principalmente o da gripe.

OMS faz pedido

O aumento de casos de doenças respiratórias no país asiático foi noticiado na semana passada e despertou preocupações ao redor do planeta. De acordo com relatos de profissionais de saúde, os hospitais chineses estariam lotados de pacientes – especialmente, crianças e adolescentes – com problemas respiratórios.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

 

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?