metropoles.com

Ômicron: 3ª dose da Coronavac induz anticorpos em 95% dos vacinados

Pesquisa chinesa mostra que imunizante promoveu resposta imune contra a variante e reforça necessidade do reforço

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
produção coronavac - instituto butantan
1 de 1 produção coronavac - instituto butantan - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

De acordo com pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências, a terceira dose da vacina Coronavac contra a Covid-19 promove resposta imune contra a variante Ômicron do coronavírus em 95% dos vacinados. As células B de memória também são ativadas, aumentando a neutralização do vírus.

Os resultados do levantamento foram publicados na última sexta (28/1), na revista Nature. Os cientistas coletaram amostras sanguíneas de 60 pessoas que tomaram as três doses da vacina para avaliar a quantidade de anticorpos neutralizantes frente às cepas Ômicron e Delta. Nenhum dos participantes já tinha sido infectado antes.

A quantidade de anticorpos neutralizantes contra o Sars-CoV-2 original, que foi identificado pela primeira vez em Wuhan, após a imunização foi a maior entre as variantes analisadas, com título em 254. Em seguida, vem a Delta (78) e Ômicron (15,5). A imunidade ainda é reforçada pelas células B de memória.

0

Os cientistas afirmam que os resultados mostram uma resistência da Ômicron aos anticorpos produzidos pelas duas primeiras doses da vacina, e confirmam a importância do reforço.

“Nosso estudo revelou que o regime de vacinação de três doses da Coronavac induz uma resposta imune melhorada, com neutralização significativamente aumentada. Além disso, um subconjunto de anticorpos neutralizantes altamente potentes contra as variantes de preocupação estava presente em pelo menos quatro indivíduos entre os 60 investigados”, escrevem os pesquisadores.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?