metropoles.com

Hospital Santa Lúcia recebe robô cirurgião mais moderno do mundo

O Da Vinci XI pertence à última geração de máquinas usadas em procedimentos cirúrgicos. Comandado por médicos, equipamento garante precisão

atualizado

Compartilhar notícia

Grupo Santa Lúcia/Divulgação
da vinci
1 de 1 da vinci - Foto: Grupo Santa Lúcia/Divulgação

Uma das tecnologias mais importantes no campo de cirurgias são os robôs. Armados com vários braços e câmeras, os sistemas robóticos alcançam lugares onde a mão humana não chega, permitem que as cirurgias sejam o menos invasivas possíveis e garantem precisão nos cortes. Os robôs têm sido usados em procedimentos urológicos, ginecológicos, de cabeça e pescoço ou cardíacos, por exemplo.

O Da Vinci XI, atualmente, é considerado o robô mais moderno do mundo e, recentemente, o Hospital Santa Lúcia adquiriu um por  cerca de R$ 14 milhões.  O esperado é que, até o fim de junho, ele esteja em funcionamento no hospital. O grupo Santa Lúcia realiza cerca de 2,5 mil procedimentos cirúrgicos por mês. O robô, que é o único do Centro-oeste, não atua sozinho: o médico controla os braços do Da Vinci por uma tela de controle e precisa fazer cursos específicos para operar o sistema.

“O Hospital Santa Lúcia sempre esteve atento às novas tendências da medicina e vem recebendo importantes investimentos tecnológicos e científicos para melhorar o conforto, a segurança e a privacidade dos nossos pacientes. Com o Da Vinci XI, esperamos complementar esta experiência e qualidade”, afirma o CEO do grupo Raul Sturari.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações