metropoles.com

Faustão passa por novo procedimento médico. Saiba o que é embolização

Faustão passou por uma embolização na quinta-feira (14/3). Ele segue internado para se recuperar do transplante de rim feito em fevereiro

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes Sociais
Foto colorida de Fausto Silva, o Faustão, no hospital. Ele é um homem branco de cabelos pretos, veste uma camiseta azul e está com a boca levemente aberta - pós-transplante - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Fausto Silva, o Faustão, no hospital. Ele é um homem branco de cabelos pretos, veste uma camiseta azul e está com a boca levemente aberta - pós-transplante - Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes Sociais

O apresentador Fausto Silva, 73 anos, passou por uma embolização na quinta-feira (14/3). Os médicos realizaram o procedimento cirúrgico para resolver questões linfáticas que estavam atrasando a recuperação de Faustão.

O apresentador está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde 26 de fevereiro, quando foi submetido a um novo transplante de rim. Embora a cirurgia tenha sido bem-sucedida, o órgão ainda não entrou em funcionamento no corpo do apresentador.

O que é embolização?

A embolização é um procedimento minimamente invasivo que apresenta poucos riscos à saúde. Um cateter é introduzido por meio da virilha ou do braço do paciente até a artéria alvo. O objetivo é interromper um sangramento ou o extravasamento de linfa, líquido produzido quando o sangue atravessa os vasos capilares e vaza para o corpo.

O médico Alexandre Sallum, chefe do transplante renal do Hospital Santa Catarina – Paulista, explica que quadros como o de Faustão ocorrem devido à função retardada do enxerto (DGF), quando o rim demora a funcionar. “Pode acontecer por três motivos: alterações vasculares, como trombose arterial ou venosa, causas infecciosas e rejeição do órgão transplantado”, afirma o especialista.

A embolização também é indicada em casos de mioma uterino ou tumores, quadros nos quais a chegada de sangue precisa ser suprimida, explica o médico Gabriel Kanhouch, do serviço de hemodinâmica do Hospital Brasília, da rede Dasa.

“No caso do Faustão, o rim transplantado não funcionou no tempo necessário e por isso foi realizado a embolização”, disse Kanhouch.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?