metropoles.com

Saiba sobre causa da morte de Akira Toriyama, criador de Dragon Ball

O criador da franquia Dragon Ball, Akira Toriyama, morreu aos 68 anos, após desenvolver um hematoma subdural agudo

atualizado

Compartilhar notícia

Instagram/reprodução
Akira Toriyama, criador de Dragon Ball
1 de 1 Akira Toriyama, criador de Dragon Ball - Foto: Instagram/reprodução

O artista japonês Akira Toriyama, criador da franquia Dragon Ball, morreu aos 68 anos. Segundo um comunicado divulgado por seu estúdio, Akira foi vítima de um coágulo sanguíneo no cérebro, condição conhecida como hematoma subdural agudo.

O hematoma subdural agudo é caracterizado pelo acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio. Ele é causado, principalmente, por traumatismo craniano de alto impacto – pancadas na cabeça provocadas por queda, acidente de carro ou agressão física, por exemplo. O estúdio não deu detalhes sobre as circunstâncias que levaram à formação do hematoma.

“O hematoma subdural agudo é um sangramento que acontece no cérebro abaixo da dura-máter, uma das três membranas que recobrem o cérebro”, explica o neurocirurgião Victor Hugo Espíndola, especialista em doenças cerebrovasculares, que atende em Brasília.

De acordo com o médico, o quadro exige cuidados imediatos. “A gravidade depende do tamanho de hematoma. Quanto maior a área de sangramento, maior é a gravidade do quadro”, afirma.

Adultos mais velhos que precisam de medicamentos para afinar o sangue ou fazem uso abusivo de bebidas alcóolicas estão em maior risco de desenvolver o quadro após levarem uma pancada na cabeça.

O neurocirurgião Henrique Lira, que atende em Brasília, explica que os idosos apresentam uma fragilidade vascular maior e os sangramentos ocorrer com maior facilidade no corpo deles.

Sintomas do hematoma subdural agudo

Após o trauma na cabeça, o paciente pode não apresentar qualquer sintoma que seja um sinal de alerta.

Mas, na maioria dos casos, há dor de cabeça intensa, confusão mental, náuseas, vômitos, sonolência, letargia e fala arrastada. Em casos mais graves, a pessoa tem crises convulsivas e pode entrar em coma.

Atendimento de emergência

O atendimento rápido é crucial para evitar que o paciente fique com sequelas ou corra risco de morte. Se for constatado que o hematoma está comprimindo o cérebro, causando hipertensão intracraniana, o paciente deve operar o mais rápido possível para drenar o sangue que está comprimindo o cérebro.

“O hematoma precisa ser drenado ou o paciente pode ficar com sequelas graves ou até falecer. Se for um hematoma muito grande e o paciente não for operado a tempo, ele pode entrar em coma por hipertensão intracraniana e entrar em morte cerebral “, afirma Espíndola.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?