metropoles.com

Vídeo: Exército instala ponte provisória em bairro isolado de Ubatuba

Após fortes chuvas, queda de ponte isolou bairro Folha Seca do restante da cidade; mantimentos já começaram a chegar ao município

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Defesa Civil do Estado
foto colorida da comunidade Folha Seca, em Ubatuba, que ficou isolada após as fortes chuvas derrubarem ponte que liga região ao restante da cidade - Metrópoles
1 de 1 foto colorida da comunidade Folha Seca, em Ubatuba, que ficou isolada após as fortes chuvas derrubarem ponte que liga região ao restante da cidade - Metrópoles - Foto: Divulgação/Defesa Civil do Estado

São Paulo — Homens do Exército instalaram, no final da tarde deste sábado (9/3), uma travessia provisória no bairro Folha Seca (veja abaixo), em Ubatuba, litoral norte do estado, um dia depois de o município ter decretado emergência em razão das fortes chuvas. O bairro ficou isolado após a queda da única ponte que permitia o acesso do local ao restante da cidade.

Os militares fizeram o lançamento de uma passadeira para pedestres no local, possibilitando que os moradores consigam atravessar a pé. Os trabalhos foram coordenados pela Defesa Civil do Estado. Também foi disponibilizado o apoio de embarcações leves (botes) a motor no ponto de travessia (foto de destaque).

A expectativa é de que o governo de São Paulo, em conjunto com a Defesa Civil Estadual, faça a reconstrução definitiva da ponte estrutural. Nenhum prazo foi divulgado.

Os moradores da comunidade Folha Seca também já estão recebendo mantimentos. De acordo com a Defesa Civil, um caminhão carregado com 25 toneladas de ajuda humanitária chegou na manhã deste sábado ao aeroporto de Ubatuba (veja abaixo).

O material, composto por água, alimentos, kits de limpeza e de higiene pessoal, foi transportado de helicóptero até o bairro, onde vivem cerca de mil pessoas. Outras regiões da cidade também receberam os suprimentos.

0

Além da queda da ponte, a rodovia Oswaldo Cruz, que liga Taubaté a Ubatuba, também foi atingida por deslizamentos de terra. Segundo a última atualização da Defesa Civil, o trecho está “liberado parcialmente” do km 66 ao km 79. Apenas moradores locais estão permitidos trafegar pela região. O restante da estrada segue interditado.

Mortes no Estado

O Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil estadual incluiu o óbito de um morador de Itanhaém, também no litoral, nas estatísticas da Operação SP Sempre Alerta.

A vítima morreu no último dia 6. Com isso, segundo a Defesa Civil, sobe para 16 o total de mortes provocadas pelas chuvas no Estado neste verão, sendo 10 por enxurrada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?