metropoles.com

Tarcísio assina contrato de trem entre SP e Campinas nesta quarta

Leilão do trem intercidades foi vencido pelo consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos; 3 meses depois, Tarcísio assina contrato esta semana

atualizado

Compartilhar notícia

Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP
Imagem colorida mostra Tarcísio de Freitas, homem branco, grisalho, vestindo terno e gravata, em um púlpito com dois microfones finos, falando de forma sorridente ao aprovar novo salário mínimo paulista - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Tarcísio de Freitas, homem branco, grisalho, vestindo terno e gravata, em um púlpito com dois microfones finos, falando de forma sorridente ao aprovar novo salário mínimo paulista - Metrópoles - Foto: Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP

São Paulo — O governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou que vai assinar o contrato do Trem Intercidades (TIC), que ligará a capital paulista a Campinas, na próxima quarta-feira (29/5).

O leilão do projeto foi feito em fevereiro deste ano e vencido pelo consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos, único a apresentar interesse, e que une parte do grupo Comporte e da chinesa CRRC.

A assinatura do contrato chegou a ser suspensa pela Justiça em abril, atendendo a um pedido do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias, mas a liminar foi derrubada um dia depois de ser concedida.

Em entrevista ao jornal Estado de S.Paulo, Tarcísio disse que o governo estava ajustando os últimos detalhes para o contrato e confirmou a assinatura para esta semana. Segundo ele, na mesma data a gestão vai apresentar outras propostas para a mobilidade no estado.

“A gente fez o leilão no dia 29 de fevereiro e ainda tem aquela questão: apresentação de garantias, etc. A gente chegou ao final do processo agora, vamos assinar o contrato de concessão e a gente vai aproveitar e lançar o programa São Paulo nos Trilhos”, disse o governador ao jornal.

O Programa São Paulo nos Trilhos vai apresentar, de forma unificada, todos os projetos do governo envolvendo o sistema metroferroviário que estão sendo estudados pela gestão ou já em obras.

Entre eles, a construção da Linha 6-Laranja e a expansão da Linha 2-Verde, os projetos de ampliação da Linha 5-Lilás para o Jardim Ângela, e os estudos para a criação da Linha-22 de metrô, que deve passar pelas cidades de Osasco e Cotia, na região metropolitana de São Paulo. Todos eles já haviam sido citados pelo governo antes.

O pacote também reúne as novas promessas de trens intercidades, anunciada pela gestão nesta semana, e que devem chegar às cidades de Sorocaba, no interior, e Santos, no litoral.

“Estamos falando de mais de 890 quilômetros de trilhos, tanto de metrô quanto de trem que serão inseridos na rede”, afirmou Tarcísio na entrevista.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?