metropoles.com

Nunes deleta ações de Haddad e Doria da rede social da Prefeitura

Gestão Ricardo Nunes (MDB) não explica porque ações foram apagadas e diz que vídeos voltarão “o mais rapidamente possível”

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Prefeitura de SP
Foto colorida do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, com o governador Tarcísio de Freitas ao fundo - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, com o governador Tarcísio de Freitas ao fundo - Metrópoles - Foto: Divulgação/Prefeitura de SP

São Paulo – A gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) deletou todos os conteúdos produzidos – com recursos públicos – pelas administrações de seus antecessores João Doria (ex-PSDB) e Fernando Haddad (PT) do canal oficial da Prefeitura paulistana no YouTube.

O material removido havia sido postado entre os anos de 2013 e 2018 e inclui até um período da gestão do ex-prefeito Bruno Covas – morto em 2021 –, de quem Ricardo Nunes era vice antes de assumir o comando da capital.

O canal da Prefeitura foi aberto em 2013 e mantinha conteúdos criados pelo poder público desde então, com ações relacionadas à saúde, educação, segurança, trabalho e zeladoria urbana. Era um banco de arquivos de vídeo oficial, com registros da história recente da cidade, que foi retirado do ar nas últimas semanas.

A medida foi considerada arriscada por pessoas próximas ao prefeito. Ao mirar especificamente ações dos antecessores no cargo, a retirada dos vídeos poderia, em tese, expor a gestão Nunes a um processo de improbidade administrativa, por suposta quebra do princípio constitucional da impessoalidade do serviço público.

O Metrópoles perguntou à Prefeitura por que os vídeos produzidos entre 2013 e 2018 não estavam disponíveis no canal oficial do YouTube. A Secretaria de Comunicação encaminhou uma nota afirmando que “nunca removeu ou retirou conteúdo anterior a 2019 ou referente a qualquer exercício” do YouTube, mas não explicou porque os vídeos não estavam mais no ar.

A nota, entretanto, afirma que a Prefeitura “já determinou que (os vídeos) sejam disponibilizados o mais rapidamente possível”.

Essa não é a primeira vez que a gestão de Rircardo Nunes adota uma medida de Comunicação que deleta das redes oficiais ações executadas pelos ex-prefeitos, impedindo o acesso ao histórico das administrações anteriores. Em outubro de 2020, a Prefeitura mudou seu perfil no Twitter, retirando do ar todo o conteúdo publicado anteriormente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPolítica

Você quer ficar por dentro das notícias de política e receber notificações em tempo real?