metropoles.com

SP: PM afasta policial filmado ao dar tapa na cara de mulher no metrô

Passageiro filmou policial fardado agredindo jovem na Estação Luz; Secretaria da Justiça investiga se houve discriminação homofóbica

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
foto colorida de PM filmado agredindo uma jovem na estação Luz do Metrô - Metrópoles
1 de 1 foto colorida de PM filmado agredindo uma jovem na estação Luz do Metrô - Metrópoles - Foto: Reprodução

São Paulo — A Polícia Militar identificou e afastou o PM filmado ao dar um tapa na cara de uma mulher caída no chão da Estação da Luz do metrô, no sábado (6/4). As imagens viralizaram no fim de semana, e muitas pessoas interpretaram a agressão como um ataque homofóbico.

O afastamento do agente foi confirmado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), que lamentou o episódio. “A Polícia Militar instaurou Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as circunstâncias dos fatos”, informou a pasta.

A agressão, ocorrida no trecho da Linha 1-Azul, foi registrada em vídeo por um passageiro (veja abaixo). Nas imagens, é possível ver a vítima usando bermuda com as cores do movimento LGBTQIA+.

A jovem agredida chega a olhar para a pessoa que está fazendo a gravação e relatar o ataque sofrido. “Acabei de ser agredida aqui, ó. Acabei de ser agredida por aquele policial sem necessidade nenhuma”, diz.

A postagem feita no perfil de Leonora Aquilla, coordenadora municipal da diversidade e integrante da Comissão de Ética do MDB, já tinha sido vista quase 600 mil vezes pouco mais de três horas após a publicação.

O vídeo foi divulgado também pela deputada federal Sâmia Bomfim (PSol) e deputado estadual suplente Agripino Magalhães Júnior (MDB). As imagens também foram colocadas no Instagram pelo Fórum Mogiano LGBT+.

Investigação sobre homofobia

Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania de São Paulo informou que vai abrir procedimento para apurar se houve discriminação homofóbica por parte do policial militar.

O coordenador de Diversidade da secretaria, Rafael Calumby, disse que a pasta está prestando apoio à vítima, que é moradora de Guarulhos.

Metrópoles pediu posicionamento do Metrô sobre o caso. O espaço está aberto para manifestação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?