metropoles.com

Condepe cobra governo Tarcísio por não prender bolsonaristas acampados

Condepe cobra governo Tarcísio por não prender bolsonaristas acampados

atualizado

Compartilhar notícia

Felipe Resk/ Metrópoles
Acampamento bolsonarista em SP
1 de 1 Acampamento bolsonarista em SP - Foto: Felipe Resk/ Metrópoles

São Paulo – O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana de São Paulo (Condepe) cobra o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) por suposto descumprimento de ordem judicial, ao não realizar prisões em flagrante de bolsonaristas acampados nesta semana.

O Condepe, que é ligado à Secretaria da Justiça e Cidadania de São Paulo, também fez comunicado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), responsável por determinar a dissolução de todos os acampamentos golpistas no país e a prisão dos presentes.

Em ofício enviado a Moraes, o presidente do Condepe, Dimitri Sales, afirma que a ordem judicial do STF foi cumprida “apenas parcialmente” em São Paulo. Segundo Sales, o órgão também “aguarda providências”.

“Ao mesmo tempo em que os acampamentos eram dissolvidos pelas autoridades públicas locais, registrava-se a aglomeração de participantes antidemocráticos sem que houvesse qualquer atuação das autoridades policiais no sentido de cumprir a segunda parte (…), isto é, a ordem de prisão destes ‘manifestantes’”, diz o documento.

Perguntas

Outro ofício foi encaminhado à Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo na terça-feira (10/1). Nele, o Condepe pede uma série de esclarecimentos em até 30 dias.

Entre os requerimentos, estão onúmero de acampamentos desmontados, endereços, metodologia aplicada pela Polícia Militar e cópias de “todos os relatórios” de desocupação.

“O Condepe não admitirá tratamentos privilegiados a quem atenta contra o Estado Democrático de Direito, especialmente por omissão destinada a não punir aliados políticos”, diz nota do órgão. “Ficaremos atentos para que São Paulo não se torne um Estado que estimula a violência política e desrespeita a democracia.”

Em nota, a SSP diz que, mesmo sem prender ninguém, teria cumprido a determinação do STF ao desmontar os 34 acampamentos bolsonaristas na segunda-feira (9/1). Segundo a pasta, o ofício do Condepe será respondido no prazo.

“Não foram registrados casos de resistência ao cumprimento da ordem judicial durante a desmobilização dos acampamentos, e tampouco foram constatados flagrantes dos crimes mencionados na determinação do STF ou correlatos”, diz.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?