metropoles.com

Calor faz termômetro marcar 35°C na Paulista; veja locais mais quentes

Onda de calor fez termômetros marcarem 35°C na Avenida Paulista no meio da tarde; veja quais os bairros mais quentes de São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

William Cardoso/Metrópoles
Termômetro de rua marca 35°C - Metrópoles
1 de 1 Termômetro de rua marca 35°C - Metrópoles - Foto: William Cardoso/Metrópoles

São Paulo — A onda de calor que atinge São Paulo fez os termômetros marcarem 35°C no meio da tarde desta sexta-feira (15/3) na Avenida Paulista. Para aliviar a sensação térmica, as pessoas que caminhavam pelas calçadas recorreram a um arsenal de leques, chapéus, água e sorvete, bem como a abrigos em qualquer sombra que fosse possível encontrar pelo caminho.

Embora a temperatura na Paulista tenha passado dos 35°C, há termômetros na capital paulista que marcaram temperatura ainda superior, como na Avenida Jaguaré, no cruzamento com a Avenida Miguel Frias e Vasconcelos, onde marcou 39°C. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), até as 16h56, a estação meteorológica da Mooca, com 35,7°C, foi a que registrou a temperatura mais alta —outras cinco passaram dos 35°C (veja abaixo).

0

A operadora de máquinas Vanderléia de Oliveira Santos aguardava pelo ônibus na Paulista, na altura da Avenida Brigadeiro Luís Antônio e, mesmo debaixo da cobertura do ponto, agitava um leque para se refrescar. Quando chega em casa, as estratégias são outras. “Coloco um balde de água na sala e no quarto para dar uma evaporada, cabelo molhado”, afirmou.

A pedagoga Isa Maracaípe buscou alívio à sombra de uma banca de jornal, ao lado de uma árvore que ainda não tem copa suficiente para amenizar o calor. “Vim com uma roupa que não é muito adequada, então tive que procurar uma proteção. Você sabe como é o sol. Sempre gostei de um clima mais ameno, com esse calor está difícil”, disse.

A auxiliar de produção Nádila Dias trabalha com o forno de uma padaria e conhece bem o calor já no dia a dia. Para ela, não há como escapar do tempo quente na capital paulista. “O único refúgio é a praia. Quando bate esse calor, só saindo de São Paulo mesmo.”

O engenheiro de tecnologia João Pedro de Oliveira caminhava com um grupo de colegas do trabalho, com pessoas de fora do estado e da capital. Todos com sorvete na mão, em frente ao Parque Trianon. “Hoje, sexta-feira, a gente aproveitou o almoço para tomar um sorvete, senão não tem como. É sorvete e água”.

Veja os bairros com maior temperatura máxima acima dos 35°C*

  • Mooca – 35,7°C
  • Vila Mariana – 35,5°C
  • Santo Amaro – 35,3°C
  • Butantã – 35,2°
  • São Miguel – 35,2°C
  • Freguesia do Ó – 35,1°C

*até as 16h56, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?