metropoles.com

O Instagram vicia jovens? É o que a União Europeia vai investigar

Bloco também quer analisar efeito dos algoritmos do Facebook, outra rede social da Meta, de Mark Zuckerberg, entre adolescentes

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Facebook
Imagem colorida mostra Mark Zuckerberg, CEO da Meta, com microfone na mão / metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Mark Zuckerberg, CEO da Meta, com microfone na mão / metrópoles - Foto: Reprodução/Facebook

A União Europeia anunciou nesta quinta-feira (16/5) a abertura de uma investigação para determinar se o Facebook e o Instagram, da Meta, de Mark Zuckerberg (foto em destaque), estão viciando menores de idade. Dito de outra forma, a UE quer saber com a análise se as duas redes sociais estimulam a dependência comportamental de adolescentes.

Em comunicado, o comissário europeu do Mercado Interno, Thierry Breton, afirmou que a UE não está convencida a respeito das iniciativas da empresa em “mitigar os riscos de efeitos negativos na saúde física e mental dos jovens europeus em suas plataformas Facebook e Instagram”. 

A Comissão, em nota, afirmou estar preocupada com o eventual estímulo à dependência dos jovens, supostamente provocado pelos algoritmos do Facebook e do Instagram, criando o que os especialistas definem como “efeito toca do coelho”. 

Tal termo é aplicado a situações em que os usuários são estimulados por um algoritmo a ir “cada vez mais fundo num buraco”, num ciclo vicioso. Além disso, a UE também quer conferir os métodos de verificação de idade aplicados pela Meta no acesso a suas redes sociais. 

Essa é a sexta investigação formal lançada pela Comissão Europeia com base na Lei dos Serviços Digitais. Trata-se da segunda focada na Meta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?