metropoles.com

Mundo deve ter o primeiro trilionário em até 10 anos, diz relatório

Segundo as projeções do relatório “Desigualdade S.A.”, da Oxfam, a pobreza no mundo só deve ser erradicada em cerca de 230 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Homem finca bandeira sobre uma montanha de dinheiro - Metrópoles
1 de 1 Homem finca bandeira sobre uma montanha de dinheiro - Metrópoles - Foto: Getty Images

Um relatório sobre desigualdades econômicas divulgado nesta segunda-feira (15/1) pela Oxfam aponta que o mundo deve ter, em um período de até 10 anos, o seu primeiro trilionário.

Segundo as projeções do relatório “Desigualdade S.A.”, divulgado pela organização independente sem fins lucrativos, a pobreza no mundo só deve ser erradicada em cerca de 230 anos.

De acordo com o levantamento, sete das 10 maiores empresas do mundo contam com bilionários como CEO ou principal acionista.

“Uma imensa concentração do poder das grandes empresas e monopólios em nível global estão exacerbando a desigualdade em toda a economia”, diz a Oxfam no relatório.

Somadas, as cinco maiores companhias do planeta possuem um valor de mercado superior ao PIB conjunto de todas as economias de África, América Latina e Caribe, aponta o estudo.

Década perdida

Ainda de acordo com o documento, o mundo atravessa uma década de “divisão”, marcada por uma pandemia, guerras, aumento exponencial do custo de vida e colapso climático.

Como possíveis medidas para contornar a situação, a Oxfam propõe a reestruturação dos mercados, a tributação de corporações e dos super-ricos e o aumento de investimentos em serviços públicos.

“Ao pressionar os trabalhadores, evitar o pagamento de impostos, privatizar o Estado e contribuir para o colapso climático, essas empresas estão impulsionando a desigualdade e agindo a serviço da entrega de cada vez mais patrimônio a seus donos, já ricos”, diz a Oxfam.

“Para acabar com a desigualdade extrema, os governos terão que redistribuir de forma radical o poder dos bilionários e das grandes empresas às pessoas comuns”, conclui a entidade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?