metropoles.com

Leite: Lula deve se preocupar com “equilíbrio entre receita e despesa”

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, pediu ao novo governo mais diálogo com os estados e defendeu a reforma tributária

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Imagem colorida de Eduardo Leite - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Eduardo Leite - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), pediu ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que tenha maior preocupação com o equilíbrio das contas públicas e dialogue com os governos estaduais antes de tomar decisões econômicas que afetem os estados brasileiros.

Em entrevista à CNN Brasil, na manhã desta terça-feira (3/1), Leite comentou a decisão de Lula de prorrogar a desoneração de tributos federais sobre os combustíveis.

“Essa prorrogação está dentro da alçada do governo em relação aos impostos que compõem a arrecadação federal. Todos queremos que o combustível seja mais barato, mas, de outro lado, também queremos prestação de serviços na educação, na saúde, e investimentos na segurança. Tudo isso é custeado com esses recursos. É importante que tenhamos um equilíbrio entre a receita e a despesa”, afirmou o tucano.

O governador gaúcho pediu ao novo governo mais “diálogo” com os governadores, como foi prometido por Lula durante a campanha eleitoral.

“O que eu espero do novo governo é que faça movimentos, daqui por diante, em coordenação com os governos estaduais, com diálogo. O próprio presidente Lula disse que chamaria os governadores para conversar. Temos essa expectativa de que possamos buscar soluções conjuntamente”, disse Leite.

Reforma tributária

Na entrevista, Eduardo Leite defendeu ainda a aprovação da reforma tributária – apontada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, como prioridade do governo ainda para este ano.

“Para fazer a reforma tributária no país, é fundamental ter a decisão e a vontade política do presidente da República, para coordenar o esforço junto ao Congresso Nacional e a sociedade”, afirmou. “O ganho econômico que uma reforma tributária vai proporcionar é muito maior do que as eventuais perdas de receita por causa dessa alteração de tributação. Os estados compreendem isso.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?