metropoles.com

Caso Americanas: “Lamentável e gravíssimo”, repete presidente da CVM

“A CVM não tolerará ilícitos no mercado de capitais”, garantiu o presidente do órgão, João Pedro Barroso do Nascimento

atualizado

Compartilhar notícia

Geraldo Magela/Agência Senado
joao-pedro-nascimento-cvm
1 de 1 joao-pedro-nascimento-cvm - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Durante sua participação na audiência pública da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, nesta terça-feira (28/3), o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Barroso do Nascimento, afirmou que o episódio envolvendo o rombo contábil na Americanas foi “lamentável e gravíssimo”, repetindo discurso que havia adotado em fevereiro, durante um evento do BTG Pactual.

Segundo Nascimento, a CVM abriu 12 processos administrativos e dois inquéritos administrativos para investigar eventuais irregularidades envolvendo a Americanas. A varejista enfrenta a maior crise de sua história após a descoberta de um rombo contábil bilionário, entrou em recuperação judicial e tem dívidas acumuladas de R$ 42,5 bilhões com quase 10 mil credores.

“Esse caso é lamentável e gravíssimo. A descoberta dessas inconsistências contábeis trouxe impactos e efeitos adversos à economia do país e especialmente ao setor de crédito”, afirmou o presidente da CVM.

“As áreas competentes da CVM estão cuidadosa e diligentemente apurando as práticas da companhia”, prosseguiu Nascimento. “Esse caso é gravíssimo e, aparentemente, estamos observando que as relações de freios e contrapesos falharam.”

O presidente da CVM ressaltou que não se pode “tirar conclusões precipitadas” neste momento. “A CVM montou uma força-tarefa para apurar esse episódio, em cooperação com outros órgãos”, completou, citando a Polícia Federal (PF), o Ministério Público Federal (MPF) e a Advocacia-Geral da União (AGU). “A CVM não tolerará ilícitos no mercado de capitais”, concluiu Nascimento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?