metropoles.com

Copacabana Palace, 100 anos: quem já se hospedou em um dos ícones do RJ

Copacabana Palace, um dos cartões-postais do Rio, foi inaugurado em 13 de agosto de 1923 e já recebeu artistas, presidentes, reis e rainhas

atualizado

Compartilhar notícia

Andia/Universal Images Group via Getty Images
Imagem colorida da fachada do hotel Copacabana Palace, um dos ícones do Rio de Janeiro. Bandeira do Brasil tremula no topo do prédio, em dia de céu azul - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida da fachada do hotel Copacabana Palace, um dos ícones do Rio de Janeiro. Bandeira do Brasil tremula no topo do prédio, em dia de céu azul - Metrópoles - Foto: Andia/Universal Images Group via Getty Images

Um dos principais símbolos do Rio de Janeiro, o Copacabana Palace comemora 100 anos neste domingo (13/8). No dia 13 de agosto de 1923, o suntuoso hotel foi inaugurado na Cidade Maravilhosa, para se transformar, ao longo das décadas seguintes, em um local frequentado por artistas, celebridades, chefes de Estado e milionários do Brasil e do mundo.

Uma das primeiras celebridades a conhecer o Copacabana Palace foi a cantora e atriz francesa Jeanne Bourgeois, conhecida pelo nome artístico de Mistinguett. Ele participou da inauguração do hotel e deveria se apresentar naquela data, mas o show não ocorreu.

Inúmeros outros grandes nomes se hospedaram no Copacabana Palace, entre os quais o físico alemão Albert Einstein, que passou alguns dias no hotel em 1925. Sua assinatura consta do mítico Livro de Ouro do Copacabana Palace.

Astros do cinema e do showbizz também marcaram presença no icônico prédio da Avenida Atlântica, como Ava Gardner, Marlene Dietrich, Jayne Mansfield, Rita Hayworth, Brigitte Bardot, Gene Raymond, Fred Astaire e Ginger Rogers, entre muitos outros.

O Copacabana Palace foi “apresentado” ao mundo em 1933, no filme “Voando para o Rio”. Embora a história se passe no Rio de Janeiro, o filme foi quase todo gravado nos Estados Unidos. Uma sequência clássica é a dança de bailarinas nas asas de um avião, que sobrevoa a cidade brasileira – o hotel aparece ao fundo, em destaque.

O ator, diretor e escritor americano Orson Welles se hospedou no Copacabana Palace nos anos 1940. Outro nome emblemático da história do cinema, Walt Disney, também foi hóspede do hotel no mesmo período. Teria sido ali, inclusive, que ele fez os primeiros rascunhos do personagem Zé Carioca.

Reis e rainhas

Ao longo de sua história centenária, o Copacabana Palace recebeu reis, rainhas, príncipes e princesas. A família real britânica se hospedou diversas vezes no hotel. Em 1931, o então príncipe de Gales, que mais tarde se tornaria o rei Eduardo VIII, e seu irmão, o futuro rei George V, passaram alguns dias no Copa.

Em sua única viagem ao Brasil, já como rainha da Inglaterra, Elizabeth II esteve no Copacabana Palace em 1968.

Dez anos depois, em 1978, seu filho, Charles, então príncipe de Gales – atual rei Charles III –, se hospedou no hotel. O Copa o receberia outras três vezes, sempre que veio ao país. O rei Juan Carlos e a rainha Sofia, da Espanha, também estiveram lá.

Astros da música

Além da política e do cinema, astros da música brasileira e internacional fizeram do Copacabana Palace um dos destinos mais procurados pelas estrelas pop. O local, inclusive, foi palco de apresentações de nomes como Nat King Cole, Josephine Baker e Carmen Miranda.

Como hóspedes, passaram pelo Copacabana Palace a cantora Janis Joplin e o vocalista dos Rolling Stones, Mick Jagger. A banda, uma das maiores da história do rock, esteve no hotel diversas vezes.

Em 2006, os Stones se apresentaram em um palco montado nas areias da praia de Copacabana, bem em frente ao hotel, para 1,2 milhão de pessoas – até hoje, a banda considera aquele um dos mais importantes shows de sua carreira.

Quanto custa a hospedagem?

Espaço historicamente frequentado por artistas, músicos, estrelas do cinema, presidentes, reis e rainhas, o Copacabana Palace desperta admiração e curiosidade nos “simples mortais”. Afinal, quanto custa, hoje, a hospedagem em um dos cartões-portais do Rio de Janeiro?

O valor exato depende de fatores como a data da hospedagem, o número de pessoas e o período no qual é feita a reserva. Mas uma única noite no hotel mais luxuoso do Rio pode custar entre R$ 3 mil e R$ 30 mil, para aqueles que desejarem se hospedar nas melhores acomodações.

Por essa quantia, é possível aproveitar uma suíte de quase 120 metros quadrados, com direito a uma piscina “semiparticular”, que fica no sexto andar do prédio e tem vista panorâmica.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?