metropoles.com

BC muda cheques para tornar meio de pagamento mais moderno e seguro

Segundo o BC, as mudanças vão tornar os cheques “mais modernos e seguros” e transferem aos bancos a regulação do modelo-padrão

atualizado

Compartilhar notícia

Marcos Santos/USP Imagens
Cartões, dinheiro e cheques. Foto: Marcos Santos/USP Imagens
1 de 1 Cartões, dinheiro e cheques. Foto: Marcos Santos/USP Imagens - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Banco Central (BC) informou nesta sexta-feira (5/5) ter aprovado mudanças no sistema que envolve o pagamento com cheques. Segundo a autoridade monetária, as modificações vão tornar o meio de pagamento “mais moderno e seguro”. As alterações devem valer a partir de 2 de outubro.

Com o objetivo de combater fraudes e modernizar as transações feitas com cheques, o BC explicou que o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, recentemente, duas resoluções que revisaram a regulamentação em vigor atualmente.

“[As mudanças aprovadas] revisam, consolidam e aprimoram a regulamentação sobre os cheques e a Centralizadora da Compensação de Cheques (Compe), sistema responsável pela compensação interbancária de cheques. As resoluções são a CMN nº 5.071e BCB nº 314, ambas de 26 de abril de 2023”, informou a direção da autoridade monetária.

Essas alterações não incluem mudanças drásticas no modelo das folhas do talonário de cheques. Isso porque a adaptação implicaria custos elevados para o sistema bancário.

Código de segurança

No entanto, acrescentou o BC, campos impressos nas folhas para identificar a agência em que o cliente tem conta podem passar a armazenar um código de segurança para garantir a legitimidade do documento.

A principal mudança, acrescentou o comunicado do BC, é a transferência da regulação do modelo-padrão do cheque para as instituições financeiras que ofereçam contas de depósitos à vista, a conta-corrente, em uma espécie de autorregulação. Antes, a definição cabia apenas ao Banco Central.

“Em virtude da necessidade de que as instituições afetadas possam lidar com aspectos relativos à organização a esta autorregulação, foi definido que o ato normativo terá vigência a partir de 2 de outubro de 2023. Até lá, se manterão as regras atualmente estabelecidas”, acrescentou a nota do BC.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?