metropoles.com

Virgin Galactic faz o primeiro voo comercial para o espaço

Voo suborbital da Virgin Galactic está marcado para 12h (horário de Brasília) e, segundo a programação, deve durar 90 minutos

atualizado

Compartilhar notícia

Virgin Galactic/Divulgação
Imagem colorida mostra VSS Unity é a nave da Virgin Galactic que fará a primeira missão científica da empresa - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra VSS Unity é a nave da Virgin Galactic que fará a primeira missão científica da empresa - Metrópoles - Foto: Virgin Galactic/Divulgação

A Virgin Galactic lança nesta quinta-feira (29/6) seu primeiro voo comercial para o espaço. Com quatro passageiros e dois pilotos a bordo do VSS Unity, o avião-foguete do bilionário britânico Richard Branson tem saída da Terra marcada para 12h (horário de Brasília) e deve ficar em subórbita (por volta dos 89 km de altitude) por 90 minutos.

O voo não tem a intenção de fazer turismo. O objetivo é realizar 13 experimentos de pesquisa científica, como medir a qualidade do ar e analisar o comportamento de certos líquidos e sólidos interagem em condições de microgravidade e temperaturas extremas. As informações servirão para futuras missões de longo prazo.

O lançamento, que tem o nome de Galactic 01, será feito no Spaceport America, no Novo México. E ocorre com a responsabilidade de abrir uma era de missões científicas e comerciais.

Confira o vídeo com a apresentação da missão e da equipe:

Outra missão da Virgin Galactic, chamada de Galactic 2, está marcada para agosto, mas não há detalhes. O que se sabe é que, depois disso, Richard Branson vai abrir voos mensais para quem quiser. Ou melhor, para quem puder. Afinal, para embarcar em uma aventura assim, a pessoa precisa pagar 450 mil dólares, sendo que 150 mil dólares precisam ser adiantados.

A atual missão vai com três astronautas italianos, um preparador de astronautas e dois pilotos da nave. Ainda há mais dois que guiam o avião que leva o foguete até uma certa altura.

Confira quem são:

Coronel Walter Villadei – membro da Força Aérea Italiana, será o comandante da missão Virtute do seu país, que inclui pesquisas para o Conselho Nacional de Pesquisa da Itália (CNR). É primeiro voo espacial de Villadei, mas seu treinamento como astronauta é extenso. Será responsável pelo rack de carga útil a bordo do Unity e usará um traje de dados biométricos, que rastreará uma série de respostas fisiológicas que ocorrem na microgravidade. “O voo espacial suborbital revolucionará o transporte aeronáutico no futuro, expandindo o acesso ao espaço para uma comunidade muito maior”, afirmou ele em entrevista.

Tenente-coronel Angelo Landolfi – também da Força Aérea Italiana, Landolfi é médico, especialista em saúde pública, medicina preventiva, medicina legal e medicina do mergulho e hiperbárica. Servirá como um dos especialistas em carga útil da Galactic 01. Ele vai realizar uma série de observações para medir seu desempenho cognitivo e também realizará um experimento que investiga como sólidos e líquidos específicos se misturam na microgravidade.

Pantaleone Carlucci – é coordenador de projetos estratégicos das plataformas estratosféricas e de lançamento aéreo do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália e especialista em carga útil e engenheiro de voo. Carlucci usará um conjunto de sensores corporais, que medirão métricas de dados, como função cognitiva e frequência cardíaca.

Colin Bennett – responsável por treinar a tripulação do Galactic 01. Ele é o astronauta 003 da Virgin Galactic e o principal instrutor da empresa. Bennett voou com o fundador da empresa no voo de teste de qualificação final da Unity. O objetivo dele é avaliar as experiências da tripulação, enquanto conduz suas investigações.

Mike Masucci e Nicola Pecile – parte da tripulação da Virgin Galactic, são os pilotos do avião espacial VSS Unity. Masucci é o comandante já voou para o espaço quatro vezes. Antes, foi tenente-coronel da Força Aérea dos Estados Unidos. Já Pecile, que serviu como tenente-coronel da Força Aérea Italiana, faz seu primeiro voo no espaço. Segundo o site da Virgin, Pecile já conta com mais de 7.700 horas de voo em 170 tipos diferentes de aeronaves. Esta será a primeira vez de Pecile no espaço.

Kelly Latimer e Jameel Janjua – não tecnicamente parte da tripulação, mas são responsáveis por pilotar a nave-mãe VMS Eve, que lançará o VMS Unity assim que atingir a altitude alvo. Juntos, eles têm mais de 60 anos de experiência de voo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?