metropoles.com

Terremoto no México já matou 273 e deixou mais de 2 mil feridos

Buscas e resgate continuam. Depois de dois dias de trabalhos ininterruptos, Marinha informou não haver criança soterrada em escola

atualizado

Compartilhar notícia

LUIS ALBERTO CRUZ/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Terremoto de magnitude 8,1 atinge México e mata ao menos 32
1 de 1 Terremoto de magnitude 8,1 atinge México e mata ao menos 32 - Foto: LUIS ALBERTO CRUZ/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O governo do México informou, nesta quinta-feira (21/9), que o número de mortos no país pelo terremoto da terça-feira (19) subiu para 273. Até o momento, foram registradas 137 mortes na Cidade do México, 73 em Morelos, 43 em Puebla, 13 no Estado do México, que circunda a capital, seis em Guerrero e uma em Oaxaca. Mais de 2 mil pessoas se feriram.

Autoridades enfatizaram que continuam os trabalhos de busca e resgate. Na Cidade do México, após dois dias de uma busca desesperada por uma menina presa sob os escombros de uma escola, a Marinha informou que não havia nenhuma menor no local. Um adulto, porém, poderia estar vivo sob os escombros, segundo as autoridades.

“Temos a segurança de que as crianças ou desgraçadamente faleceram ou estão nos hospitais ou a salvo em suas casas”, afirmou o subsecretário Ángel Enrique Sarmiento. “Até o momento foram resgatados 11 menores de idade com vida e temos um total de 19 crianças que perderam a vida, além de seis adultos”, disse Sarmiento.

Desde as primeiras horas desta quinta, grupos de autoridades e voluntários prosseguiam com os trabalhos de resgate na escola Enrique Rébsamen, ao sul da capital. No início da quarta-feira, a visão dos dedos de uma menina se movendo no local tornou-se um símbolo da esperança que levou milhares de pessoas a trabalhar em dezenas de imóveis que ruíram na capital e em outras partes. Nem a chuva nem a noite interromperam o resgate.

Até a manhã desta quinta-feira, segundo autoridades, já haviam chegado ao país especialistas em desastres naturais do Japão, El Salvador, Estados Unidos e Israel. O presidente Enrique Peña Nieto decretou três dias de luto oficial.

De acordo com números do governo, 38 edifícios acabaram derrubados pelo sismo e foram estabelecidas brigadas para revisar 2.400 imóveis. Mais de 50 pessoas foram resgatadas com vida e passam de 1.900 o total das que receberam atendimento médico. Ao todo, 2.600 pessoas seguem em albergues habilitados em distintos pontos da capital.

(Com informações da Associated Press)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?