metropoles.com

ONU: Coreia do Norte reduz porção alimentar a 300g ao dia por pessoa

Novos cortes ainda são prováveis após pior colheita em uma década: algumas famílias só consomem proteína algumas vezes ao ano

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação Onu Brasil
coreia_norte
1 de 1 coreia_norte - Foto: Divulgação Onu Brasil

A Coreia do Norte reduziu as porções alimentares a 300g ao dia por indivíduo, a menor quantidade para esta época do ano. Novos cortes são esperados após a pior colheita em uma década, disse a Organização das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira (03/05/2019).

A ONU realizou uma avaliação alimentar, a pedido do governo norte-coreano de Kim Jong-un, entre 29 de março e 12 de abril. A entidade teve amplo acesso, inclusive a cooperativas agrícolas, lares rurais e urbanos, creches e centros de distribuição de alimentos.

“Esta nova avaliação de segurança alimentar revelou que, após a pior colheita em dez anos, 10,1 milhões de pessoas sofrem de insegurança alimentar grave, o que significa que não têm comida suficiente até a próxima safra. A colheita foi prejudicada por períodos de seca, ondas de calor e inundações”, disse o porta-voz do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA), Herve Verhoosel.

O levantamento mostrou que a ingestão de proteína no país é muito baixa: algumas famílias só consomem proteína algumas vezes no ano.

O PMA e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), que realizaram a pesquisa juntos, estão entre as poucas agências humanitárias que têm acesso à Coreia do Norte.

Crise de fome
O país que sofreu uma crise de fome em meados dos anos 1990. O colapso foi consequência de safras ruins, o que coincidiu com a desintegração da União Soviética, um dos seus principais apoios econômicos naquela época.

Essa situação gerou uma escassez de alimentos que, segundo alguns especialistas, provocou a morte de aproximadamente 3,5 milhões de pessoas.

Nas últimas décadas, a China foi um dos principais fornecedores de ajuda humanitária à Coreia do Norte, mas esta geralmente foi direta, sem passar por órgãos da ONU.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?