metropoles.com

Rei Charles se reúne com Liz Truss: “Estava temendo este momento”

Encontro nesta sexta (9/9) marca o primeiro compromisso oficial do monarca e a primeira reunião de Liz com o soberano, no cargo de premiê

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
rei-charles-liz-truss-se-olhando
1 de 1 rei-charles-liz-truss-se-olhando - Foto: Getty Images

O rei Charles III se reuniu com a primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, nesta sexta-feira (9/9). A premiê chegou ao Palácio de Buckingham à tarde, após sessão de homenagens no Parlamento britânico à rainha Elizabeth II.

Durante o encontro, Charles lamentou a morte da mãe: “Este é o momento que eu estava temendo – e eu sei que muitas pessoas também estavam. Mas nós vamos tentar manter tudo andando”.

A reunião com Truss é o primeiro compromisso oficial do soberano, que assume a Coroa aos 73 anos, após a morte da mãe. A nova primeira-ministra também assumiu o posto recentemente. Ela participou do último ato oficial da rainha, quando foi nomeada para o cargo, na terça-feira (6/9).

Depois do encontro com Truss, o rei Charles III se reuniu com o duque de Norfolk, Earl Marshal. O duque está encarregado de organizar os preparativos para a ascensão do novo monarca e para o funeral de Elizabeth. Os dois discutiram a agenda “cuidadosamente coreografada” para os próximos dias, conforme explicou o portal Daily Mail.

Depois, o novo rei fez o primeiro discurso televisivo. Na mensagem, o monarca prestou homenagem à mãe e prometeu cumprir o dever a serviço do Reino Unido.

Chegada a Londres

O monarca deixou o Castelo de Balmoral, na Escócia, no início da manhã, e desembarcou na capital da Inglaterra ao lado da rainha consorte, Camilla. Assim que os dois se aproximaram do Palácio de Buckingham, uma multidão de fãs gritou “Deus Salve o Rei” e aplaudiu Charles III.

Apesar do luto, o primogênito de Elizabeth II sorriu ao sair do veículo, dirigiu-se ao povo e agradeceu o apoio e a presença de todos. Ele chegou a ganhar beijo de uma fã.

0

Homenagens de fãs

A bandeira do Reino Unido estava erguida a meio-mastro no Palácio de Buckingham. Estruturas de imprensa e policiamento começavam a ser montadas à direita do palácio, enquanto ingleses e turistas se aglomeravam, com flores e cartas, em condolências à monarca.

Em clima de luto e muita tristeza, pessoas de todo o mundo se emocionavam ao lembrar da rainha.

0

 

Houve homenagens à rainha em todo o país. A Tropa Real disparou 96 tiros de canhões – um para cada ano de vida de Elizabeth II – em diversos pontos do Reino Unido.

Salva de tiros em homenagem à rainha Elizabeth II

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?