metropoles.com

Massacre na véspera de Natal deixa 140 mortos na Nigéria

Ainda não se sabe a motivação dos ataques a 17 vilas na Nigéria, que ocorreram no último domingo (24/12)

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes Sociais
Imagem colorida do resultado dos Ataques em vilas na Nigéria - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do resultado dos Ataques em vilas na Nigéria - Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes Sociais

As autoridades de 17 vilas do estado Plateau, na Nigéria, relatam que 140 pessoas foram mortas com armas de fogo, facões e pedras, no último domingo (24/12), véspera de Natal. Há, ainda, relatos de casas queimadas.

O presidente da Nigéria, Bola Tinubu, condenou os ataques, nesta terça-feira (26/12). “Condeno veementemente os ataques hediondos e brutais nas áreas do governo local de Bokkos e Barkin-Ladi, no estado de Plateau, que tragicamente resultaram na perda de muitas vidas”, afirmou.

Ele ordenou que as forças de segurança investigassem o ocorrido, encaminhou mobilização de socorro para os sobreviventes, e ressaltou que buscará por justiça aos afetados.

“Garanto a todos os nigerianos que os comboios de morte, dor e tristeza responsáveis ​​por estes atos não escaparão à Justiça”, concluiu o presidente nigeriano, Bola Tinubu.

Nas redes sociais, o governador de Plateau, Caleb Mutfwang, lamentou o ocorrido na véspera de Natal. “Este realmente foi um Natal sangrento para nós. Tivemos que celebrar o Natal com o coração pesado“, escreveu.

Temos nada menos que 17 comunidades que foram completamente tocadas e derrubadas por esses bandidos e criminosos. Foi um Natal muito assustador para nós no Plateau“, desabafou Mutfwang.

Mutfwang considera que os ataques foram coordenados, e que equipamentos pesados foram utilizados. Ele ainda anunciou que se reuniria com o presidente da Nigéria, Bola Tinubu, nesta terça-feira (26/12), para tratar do assunto.

Ainda não há informações sobre o que teria provocado a sequência de mortes e nenhum grupo político admitiu responsabilidade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?