metropoles.com

Presidente israelense faz premiê britânico chamar Hamas de terrorista

Em encontro entre Isaac Herzog e Rishi Sunak, israelense criticou a rede britânica BBC, que se recusa a qualificar o Hamas de terrorista

atualizado

Compartilhar notícia

Kobi Gideon/GPO
Imagem colorida Presidente de Israel Isaac Herzog e primeiro-ministro britânico Rishi Sunak - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida Presidente de Israel Isaac Herzog e primeiro-ministro britânico Rishi Sunak - Metrópoles - Foto: Kobi Gideon/GPO

Em uma saia-justa diplomática, o presidente de Israel, Isaac Herzog, criticou a rede inglesa BBC na sua reunião com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak. Herzog questionou a objetividade jornalística da BBC, que se nega a tratar o Hamas como terrorista. Nesse momento, Sunak sorriu e balançou a cabeça, nitidamente constrangido.

“Sentimos que a forma como a BBC caracteriza o Hamas é uma distorção dos fatos. Estamos lidando com uma das piores organizações terroristas do mundo, e sei que nas democracias modernas, como a sua e a nossa, não se pode intervir por si só. Mas porque a BBC é reconhecida como Grã-Bretanha [no mundo], tem de haver um clamor para uma correção. E o Hamas seja definido como uma organização terrorista”, apontou Herzog.

E insistiu na crítica: “O que mais eles precisam ver para entender que esta é uma organização terrorista atroz?”.

0

Sunak chama Hamas de terrorista

Então, Sunak resolveu responder e reiterou as palavras de Herzog. “Deveríamos chamá-lo pelo que realmente é: um ato de terrorismo perpetrado por uma organização terrorista maligna, o Hamas”, definiu o primeiro-ministro.

Depois, confirmou o apoio britânico a Israel, principalmente no que diz respeito à defesa do país após os ataques do grupo extremista. “Você não tem apenas o direito de exigir isso, você tem o dever de fazer isso”, disse Sunak.

O britânico, porém, também fez uma crítica velada à política adotada por Israel até aqui em relação à ajuda humanitária aos palestinos civis na Faixa de Gaza. Sunak apontou a “necessidade de acesso humanitário” e argumentou que os palestinos “são vítimas do que o Hamas fez”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?