metropoles.com

Escócia aprova proposta de novo referendo de separação do Reino Unido

Segundo a primeira-ministra, Nicola Sturgeon, os escoceses precisam receber a chance de votar antes de o Brexit ser completo

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Twitter
escócia bandeira
1 de 1 escócia bandeira - Foto: Reprodução/Twitter

Parlamentares escoceses decidiram nesta terça-feira (28/3), por 69 votos a favor e 59 contrários, buscar um novo referendo de independência do Reino Unido, que será realizado em até dois anos.

A decisão ocorre às vésperas de o governo britânico invocar o Artigo 50 do tratado de Lisboa, que inicia formalmente as negociações para a separação do Reino Unido da União Europeia. Segundo a primeira-ministra, Nicola Sturgeon, os escoceses precisam receber a chance de votar antes de o Brexit ser completo.

“O futuro da Escócia precisa estar nas mãos dos escoceses”, afirmou Sturgeon antes da votação no Parlamento.

Em 2014, eleitores escoceses rejeitaram a proposta de separação do Reino Unido feita pelo mesmo partido de Sturgeon. No entanto, a premiê acredita que a situação mudou bastante — a permanência na UE foi um dos pontos mais importante na escolha escocesa em dizer não à separação.

Rejeição
Autoridades do Reino Unido disseram que não entrarão em negociações sobre a proposta do governo da Escócia. Eles afirmam que não é hora de discutir este assunto. Anteriormente, a primeira-ministra britânica, Theresa May, havia indicado que não aceitaria o cronograma estabelecido pelos escoceses. “Agora não é a hora”, resumiu. O Parlamento britânico precisa aprovar a proposta de referendo para que ele seja legalmente vinculativo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?