metropoles.com

Justiça americana permite que Argentina saia da moratória

Com isso, o país poderá voltar aos mercados financeiros internacionais sem restrições

atualizado

Compartilhar notícia

Elza Fiuza/Agência Brasil
EF_Mauricio_Macri_Argentina_Entrevista_04122015_007
1 de 1 EF_Mauricio_Macri_Argentina_Entrevista_04122015_007 - Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

O juiz norte-americano Thomas Griesa levantou hoje (22) as medidas cautelares contra a Argentina, permitindo a saída do país da moratória declarada em 2001. Por meio de uma emissão de títulos de US$ 16,5 bilhões na semana passada, a Argentina conseguiu pagar os chamados fundos abutres e outros credores. Com isso, poderá voltar aos mercados financeiros internacionais sem restrições.

O ministro da Fazenda e Finanças argentino, Alfonso Prat Gay, comemorou a decisão de Griesa em sua conta no twitter. “Cautelar levantada, começa uma nova etapa. Os argentinos prontos para empreender e crescer”, disse. Os fundos NML e Aurelius travaram uma batalha com a Argentina nos tribunais dos Estados Unidos para reclamar o pagamento integral de títulos da dívida argentina.

Pagamento integral
Os fundos se aproveitaram da moratória do país, em 2001, para comprar títulos a preços mais baixos e exigir o pagamento integral. A Justiça norte-americana deu razão aos litigantes e proibiu a Argentina de pagar os credores que aceitaram uma renegociação de 70% da dívida.

O governo de Cristina Kirchner, que terminou em 2015, negou-se a cumprir a sentença, alegando que ela violava duas leis. Em resposta, Griesa determinou o bloqueio dos fundos argentinos depositados em bancos norte-americanos, para pagar a dívida renegociada. O juiz estabeleceu que os recursos só seriam liberados quando o país saldasse a dívida com os fundos abutres. Quando o novo presidente, Maurício Macri, sucedeu Kirchner, ele se dispôs a negociar com os fundos. O Congresso argentino revogou as leis que impediam o pagamento.

*Com informações da Agência Télam

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?