metropoles.com

Bolsas da Europa fecham em alta com avanço das commodities e de olho no BCE

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,49%, aos 339,14 pontos, com ganhos generalizados entre os setores

atualizado

Compartilhar notícia

Estadão Conteúdo
bolsa de valores china xangai
1 de 1 bolsa de valores china xangai - Foto: Estadão Conteúdo

As bolsas europeias fecharam em alta nesta quarta-feira (9/3), véspera da reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), influenciadas por uma recuperação dos preços das commodities, que haviam recuado na sessão anterior.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,49%, aos 339,14 pontos, com ganhos generalizados entre os setores. Mais notadamente, as ações europeias receberam impulso da alta do petróleo, que se firmou na hora do almoço com a divulgação de que os estoques de gasolina e derivados caíram mais do que o esperado nos Estados Unidos. A queda compensou a alta dos estoques de petróleo bruto e da produção no país, e levou a cotação do Brent a subir mais de 4% no pregão da Intercontinental Exchange (ICE), em Londres.

Investidores, no entanto, mantiveram cautela à espera da reunião do BCE. A maioria acredita que a instituição anunciará novos estímulos na tentativa de reavivar a inflação na região do euro

“Operadores precisam ter em mente a possibilidade de que o BCE desaponte novamente, como em dezembro”, disse, em nota, Fawad Razaqzada, analista técnico da Forex.com. Com “os preços do petróleo voltando a subir e a desvalorização do euro, o BCE pode decidir esperar novamente para ver o que acontece. Este cenário pode pegar o mercado de surpresa, o que levaria a uma forte liquidação de ativos”, afirmou.

Em Londres, o índice FTSE-100 fechou em alta de 0,34%, aos 6 146,32 pontos, beneficiado pelo desempenho de mineradoras como a Glencore e a BHP Billiton, que subiram 2,50% e 1,19%, respectivamente. Os papéis das petrolíferas como a Shell (+1,84%) e a BP (+0,51%) também subiram. Já em Paris, o CAC-40 avançou 0,49%, aos 4.425,65 pontos, com destaque para a LafargeHolcim, que liderou os ganhos com alta de 2,26%.

O índice DAX da bolsa de Frankfurt terminou com ganho de 0,31%, aos 9.723,09 pontos. As ações da BMW recuaram 1,85% após a proposta de distribuição de dividendos da montadora desapontar investidores. Já em Milão, o FTSE-Mib subiu 1,06%, aos 18.208,92 pontos. O destaque ficou com a Mediaset, que subiu 6,84%. Já os bancos fecharam sem direção única: Intesa Sanpaolo avançou 1,21%, enquanto a Banca Popolare di Milano recuou 1,69%.

O índice Ibex-35 da bolsa de Madri encerrou em alta de 0,24%, aos 8.761,10 pontos. Já o PSI-20 da bolsa de Lisboa ganhou 0,55%, aos 4.887,09 pontos. Com informações da Dow Jones

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?