metropoles.com

Holanda permite eutanásia para vítima de abuso sexual

A mulher sofria de estresse pós traumático, anorexia severa, depressão crônica e alucinações, consequências de dez anos de estupros. De acordo com os médicos, ela era “totalmente competente” para decidir seu destino

atualizado

Compartilhar notícia

istock
depressão
1 de 1 depressão - Foto: istock

Uma decisão polêmica na Holanda vem chocando o resto do mundo. Uma mulher de 20 anos teve direito a eutanásia por causa de transtornos psicológicos causados por abusos sexuais. Ela foi estuprada entre os 5 e os 15 anos e sofria estresse pós traumático, anorexia severa, depressão crônica e alucinações. As informações são do jornal O Globo.

A jovem morreu no ano passado após uma dose de injeção letal, mas o caso veio a público somente na última quarta-feira (11/5) com a declaração da Comissão de Eutanásia da Holanda, que permitiu o procedimento. A instituição afirmou que houve um alto nível de acompanhamento médico e que a mulher havia passado por três avaliações antes de obter a autorização.

Apesar de afirmar que houve melhoras do estado mental da moça por meio de terapia intensiva, os médicos da Comissão afirmaram que suas múltiplas doenças eram incuráveis e que ela estava bem consciente de sua escolha e “totalmente competente” para decidir seu destino.

O ato causou polêmica pelo mundo. Em entrevista ao jornal britânico The Independent, o parlamentar Robert Flello afirmou que “um procedimento desses quase manda a mensagem que se você é vítima de abuso, e consequentemente fica com problemas mentais, será morta. Você está sendo punida com a morte por ser uma vítima”.

O grupo de pessoas com deficiência “Vozes distantes” também vê problemas na liberação dos médicos para a eutanásia. “É horrível e preocupante que profissionais de saúde mental possam considerar que eutanásia é uma resposta para as feridas profundas e complexas causadas por abuso sexual”, disse Nikki Kenward, porta-voz do grupo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?