metropoles.com

Covid-19: 4 mil detentos vão para prisão domiciliar na Colômbia

Segundo o ministério da Justiça, a medida terá duração de seis meses e tem por objetivo lutar contra o coronavírus no Sistema Penitenciário

atualizado

Compartilhar notícia

Agência Brasil
Presos no sistema penitenciário brasileiro
1 de 1 Presos no sistema penitenciário brasileiro - Foto: Agência Brasil

Na intenção de minimizar os impactos e a transmissibilidade do coronavírus no sistema penitenciário de Bogotá, na Colômbia, o governo decidiu colocar 4 mil presidiários em sistema de prisão domiciliar temporária. O comunicado foi feito pela ministra da Justiça colombiana, Margarita Cabello, nesta quarta-feira (15/04).

Em coletiva de imprensa, feita por videoconferência, Cabello afirma que mais pessoas podem ter o regime progredido nos próximos dias. As medidas foram anunciadas após 13 presos, dois agentes penitenciários e um funcionário da área administrativa da prisão central de Villavicencio terem o diagnóstico positivos para o Covid-19.

“Analisamos as projeções para chegar ao maior número de presidiários que poderiam ser beneficiados”, explicou a ministra, em vídeo. “Porém, tenho que ser realista, nenhuma medida que eu possa tomar garantirá 100% que evitaremos infecções”, alertou.

Gestantes, deficientes, pessoas com mais de 60 anos, portadores de alguma enfermidade, como câncer, ou condição física que necessite de atenção especial neste período de pandemia – como diabéticos e cardiopatas – estão na lista da pasta colombiana, para ter a prisão relaxada.

Outro grupo que deve ser atendido pelo benefício concedido pela ministra são os internos que têm pena de até 5 anos de reclusão, além daquelas que já completaram 40% da condenação. O programa terá duração de seis meses.

Não têm direito ao regime domiciliar temporário os presidiários condenados por violência sexual contra crianças, crimes de guerra, crimes contra a humanidade, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e corrupção.

Com capacidade para 81 mil detentos, as 132 prisões colombianas abrigam mais de 121 mil, segundo números do próprio governo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?