metropoles.com

Conselho de Segurança da ONU condena teste de míssil norte-coreano

A Organização das Nações Unidas solicitou que a Coreia do Norte “não conduza outros testes nucleares nem de mísseis balísticos”

atualizado

Compartilhar notícia

UN Photo/Mark Garten
conselho segurança ONU
1 de 1 conselho segurança ONU - Foto: UN Photo/Mark Garten

O Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou na noite de segunda-feira (15/5) a Coreia do Norte pelo lançamento de míssil ocorrido no domingo (14) e pediu novas sanções contra o país devido ao seu “comportamento altamente desestabilizador”.

Em um comunicado assinado por unanimidade, inclusive pela China, o Conselho pediu que o regime de Pyongyang mostre “sincero compromisso pelo abandono dos programas nucleares através de medidas concretas”. Nesse sentido, a ONU solicitou que o país “não conduza outros testes nucleares nem de mísseis balísticos”.

Os Estados Unidos e o Japão convocaram uma sessão de emergência do Conselho de Segurança após o lançamento do míssil Hwasong-12, de médio alcance, mas o que parece ter a maior potência até então. A resolução aprovada na segunda-feira servirá de base para este encontro.

Os testes de mísseis e nucleares são vetados para a Coreia do Norte desde 2006, quando foram aprovadas resoluções na ONU proibindo as medidas. Porém, somente no ano de 2016, o regime de Pyongyang fez dois testes nucleares e 24 lançamentos de mísseis.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?