metropoles.com

Argentina iniciará vacinação contra o novo coronavírus nesta terça-feira

Cerca de 300 mil doses do imunizante russo Sputnik V chegaram ao país na quinta-feira (24/12) e estão sendo distribuídas

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/ Casa Rosada
argentina alberto fernandez
1 de 1 argentina alberto fernandez - Foto: Divulgação/ Casa Rosada

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciou, nesse sábado (26/12), que a vacinação contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) no país vai começar às 9h da próxima terça-feira (29/12).

A nação dará início à campanha com o imunizante russo Sputnik V, já aprovado emergencialmente pela Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Dispositivos Médicos da Argentina (Anmat).

As primeiras 300 mil doses chegaram à Argentina nessa quinta-feira (24/12), véspera de Natal, e são distribuídas às províncias do país, que acordaram em fazer um plano simultâneo.

“As doses da vacina Sputnik V que chegaram da Rússia estarão disponíveis em cada província e na terça-feira, 29, às 9h, a vacinação simultânea começará em todo o país”, assinalou Alberto Fernández.

A distribuição será feita de acordo com um quociente que tem como base o número de médicos e postos de saúde habilitados. Profissionais de saúde são prioridade no plano de vacinação.

Segundo o governo argentino, as doses do imunizante chegarão nesta segunda-feira (28/12), em caminhão refrigerado, a todo o país, exceto em Santa Cruz e na Terra do Fogo, onde chegarão de avião.

Veja como ficou a distribuição:

“Somos um dos países que começarão a vacinar primeiro”, disse o ministro da Saúde argentino, Ginés González García. “Iniciamos um novo caminho, que é um caminho de esperança”, prosseguiu.

O governo destacou também que as vacinas serão fornecidas pelo Estado e o plano de vacinação será realizado em etapas, de forma gratuita, voluntária e independentemente do histórico dos infectados pelo vírus.

No dia 10 de dezembro, o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) e o governo da Argentina firmaram contrato para fornecimento de 10 milhões de doses da vacina Sputnik V ao país.

Segundo dados do Ministério da Saúde atualizados na noite desse sábado, a Argentina registrou 1.578.267 infecções causadas pelo novo coronavírus, além de 42.501 mortes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?