GDF estuda incluir educação física em concursos da Secretaria de Saúde

Ministério da Saúde criou ação para incentivar a prática esportiva ainda na atenção primária para pessoas com comorbidades

atualizado 07/06/2022 19:06

Bruno Velasco/Prefeitura de Anápolis

O Governo do Distrito Federal (GDF) analisa criar o cargo de educador físico dentro da carreira de assistência pública da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

A análise ocorre após um documento encaminhado ao governador Ibaneis Rocha (MDB) sobre recente portaria do Ministério da Saúde para incentivar a prática de atividades físicas na atenção primária à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Mediante o cenário favorável para a melhoria da prestação de assistência pública à saúde, solicito à Vossa Excelência, respeitosamente, providência junto à Secretaria de Estado de Saúde do DF para iniciar trâmites  pertinentes à criação do cargo de educador físico na carreira de especialista da saúde, a fim de contratar profissionais de educação física para compor o quadro das 179 Unidades Básicas de Saúde do Distrito Federal (UBS)”, indica Marli Rodrigues, presidente licenciada do Sindicato dos Funcionários de Estabelecimentos de Saúde (SindSaúde-DF).

Na prática, a decisão do Ministério da Saúde abre a possibilidade de educadores físicos integrarem, de forma definitiva, o quadro de concursados da Secretaria de Saúde.

A pasta federal assinou, em 15 de maio, a ação que estimula a inclusão da atividade física na rotina dos usuários do SUS, principalmente entre pessoas com doenças crônicas não transmissíveis. Para isso, a União destinará suporte financeiro para ser destinado ao novo projeto.

Mais lidas
Últimas notícias