metropoles.com

Associação ataca MP que troca verba em inovação por frota de caminhões

Assespro alega que investimentos em tecnologia já são raros e que texto retira recursos de um setor altamente sucateado

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto / Metrópoles
Câmara plenário da Câmara dos Deputados - Metrópoles
1 de 1 Câmara plenário da Câmara dos Deputados - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto / Metrópoles

A Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro) condenou, nesta quarta-feira (3/8), a medida provisória aprovada, na terça-feira (2/8), pela Câmara dos Deputados, que permite o uso de recursos destinados à inovação do setor de petróleo e gás para financiar a renovação da frota de caminhões do país.

A permissão para o uso de recursos está previsto no artigo 12 da proposta, que altera o Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária no País (Renovar).

A versão aprovada pela Câmara dos Deputados também permite que o Executivo defina, posteriormente, o percentual máximo para utilização desses tipo de recurso para o programa. O texto segue agora para análise do Senado Federal.

“Essa MP retira recursos de um setor altamente sucateado, que é o de inovação. Especialmente em um contexto de baixa disponibilidade de recursos, defendemos a supressão do art. 12 da MPV 1112/2022 e contamos com o apoio do Congresso Nacional para evitar esse retrocesso ao setor brasileiro de tecnologia da informação”, afirmou Italo Nogueira, presidente da Assespro.

Para crescer de forma mais robusta e tornar-se uma economia competitiva, segundo ele, o Brasil precisa investir continuamente e cada vez mais em inovação e tecnologia para disputar com as economias mais competitivas .

“O Brasil tem capital intelectual tecnológico formado por líderes que são capazes de acelerar o desenvolvimento de novos produtos e processos. Os modelos de fora são a prova cabal de que investir em tecnologia e inovação podem gerar resultados surpreendentes”, afirma Christian Tadeu, vice-presidente de Articulação Política da Federação Assespro.

Como exemplo, o presidente da Assespro ressalta que o investimento em ciência e tecnologia no Orçamento da União tem sido reduzido, em média, a 6,43% ao ano, passando de R$ 1,17 bilhão em 2013 para R$ 416 milhões em 2020.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?