metropoles.com

Reservas surpreendem, Palmeiras bate Ituano e abafa críticas

Os suplentes do Palmeiras fizeram em um jogo mais gols do que os titulares nas três partidas iniciais pelo Campeonato Paulista

atualizado

Compartilhar notícia

Cesar Grego/Palmeiras
Palmeiras
1 de 1 Palmeiras - Foto: Cesar Grego/Palmeiras

Focado na Supercopa do Brasil, o Palmeiras levou a campo nesta quarta-feira (25/1) o time reserva para enfrentar o Ituano, no Estádio Novelli Júnior. O resultado foi melhor do que o esperado, com vitória tranquila por 3 x 1. Os suplentes fizeram em um jogo mais gols do que os titulares nas três partidas iniciais pelo Campeonato Paulista.

Com o resultado e o desempenho, os reservas mostram seu potencial ao técnico Abel Ferreira. A vitória também serve para elevar o moral do elenco, que tem sido constantemente criticado por uma parcela da torcida pela falta de jogadores de renome no banco de reservas.

Controlando a posse de bola desde os primeiros movimentos, o Palmeiras apostou em jogadas rápidas e rasteiras pelo lado esquerdo. Na direita, sob a regência de Bruno Tabata, a opção invariavelmente era por cruzamentos para a grande área. Os passes velozes mostraram que, apesar de pouco utilizados, os reservas estavam bem entrosados.

Aos poucos, o Ituano conseguiu administrar o ímpeto ofensivo dos palmeirenses e equilibrou o jogo. A equipe rubro-negra se postava de maneira compacta, distante do gol adversário, apostando em ganhar dos zagueiros na velocidade. Assim, começou a levar mais perigo à meta defendida por Marcelo Lomba.

Apesar da melhora, o Ituano se desequilibrou na defesa. Mayke roubou a bola no campo de ataque, triangulou com Flaco López e Rafael Navarro e recebeu a devolução em velocidade nas costas da marcação pela direita. O lateral cruzou na medida, rasteiro, para a pequena área. Navarro se esticou todo para desviar a bola e marcar o primeiro do Palmeiras no jogo, aos 29 minutos.

Muito criticado e cercado de desconfiança junto à torcida, o atacante não balançava as redes há quase nove meses, um total de 30 jogos. O último gol de Navarro havia sido anotado na vitória sobre o boliviano Independiente Petrolero, pela Libertadores, em 3 de maio de 2022.

O Ituano não conseguiu se reencontrar após o Palmeiras inaugurar o placar. Navarro e Flaco López ainda desperdiçaram boas chances de ampliar o marcador ainda no primeiro tempo.

Na volta do intervalo, o Ituano se mostrou mais valente e fez o Palmeiras provar do próprio veneno. Aos 7 minutos, em jogada muito semelhante à do gol alviverde, Paulo Victor escapou pela ponta direita e cruzou para Eduardo Person completar e empatar o jogo em Itu.

Aos 23, o Palmeiras chegou a marcar em um bate rebate após cobrança de escanteio, mas o juiz flagrou um toque de mão do volante Jailson e anulou o tento. O lance, porém, animou os jogadores alviverdes, que avançaram as linhas em busca do segundo gol.

Pouco tempo depois, aos 27, em nova cobrança de escanteio, o Palmeiras se colocou novamente à frente do placar com um gol contra. A bola foi erguida no meio da grande área, o volante Lucas Siqueira tentou tirar de cabeça, mas a bola bateu em seu braço e foi direto para as redes.

Bruno Tabata iniciou a partida puxando para si a organização das jogadas ofensivas do time. O protagonismo foi premiado. López sofreu pênalti, Tabata pediu para cobrar, bateu forte, no meio do gol, anotando o terceiro do Palmeiras no jogo. Com o placar favorável, Abel Ferreira decidiu promover a estreia de alguns atletas na temporada: o uruguaio Miguel Merentiel, além dos jovens Fabinho, Giovani e Jhon Jhon.

O Palmeiras agora volta por completo suas atenções para a final da Supercopa do Brasil. Em busca do primeiro título do torneio e como campeão brasileiro, o time alviverde mede forças com o Flamengo, vencedor da última edição da Copa do Brasil. A partida de sábado, 16h30, será disputada no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

O Ituano, por sua vez, tem mais um desafio pelo Campeonato Paulista no fim de semana. No domingo, às 16h, visita a Inter, em Limeira.

FICHA TÉCNICA

ITUANO 1 x 3 PALMEIRAS

ITUANO – Jefferson Paulino; Raí Ramos, Rafael Pereira (Frazan), Bernardo Schappo e Mário Sérgio; Lucas Siqueira, Eduardo Person (Andrey Quintino) e José Aldo (Marcelo Freitas); Yago (Felipe Saraiva), Paulo Victor (Rafael Carvalheira) e Quirino. Técnico: Carlos Pimentel.

PALMEIRAS – Marcelo Lomba; Mayke, Luan, Kuscevic e Vanderlan; Jaílson, Atuesta (Fabinho) e Bruno Tabata (Jhon Jhon); Breno Lopes (Garcia), Rafael Navarro (Giovani) e Flaco López (Miguel Merentiel). Técnico: Abel Ferreira.

GOLS – Rafael Navarro, aos 29 minutos do primeiro tempo; Eduardo Person, aos 7, Lucas Siqueira (contra), aos 27, e Bruno Tabata, aos 36 do segundo.

ÁRBITRO: Thiago Luís Scarascati.

CARTÕES AMARELOS: José Aldo e Felipe Saraiva (Ituano) e Flaco López e Vanderlan (Palmeiras).

PÚBLICO – 10.169 torcedores.

RENDA – R$ 678.770,00.

LOCAL – Estádio Novelli Júnior, em Itu.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?