metropoles.com

Rafael Ramos é indiciado por injúria racial contra Edenilson

Lateral do Corinthians foi indiciado pelo delegado Roberto Sagahoff. Defesa do jogador fará uma representação contra o delegado

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram
Rafael Ramos, do Corinthians
1 de 1 Rafael Ramos, do Corinthians - Foto: Reprodução/Instagram

O lateral-direito Rafael Ramos, do Corinthians, foi indiciado por injúria racial pelo delegado Roberto Sahagoff, da 2ª Delegacia de Polícia Civil de Porto Alegre, nesta segunda-feira (13/6). Em resposta, a defesa do jogador fará uma representação contra Sahagoff e pedirá o cancelamento do indiciamento, considerado “temerário e arbitrário” pelo advogado Daniel Bialski, responsável pelo caso. A informação foi confirmada pela reportagem do Estadão em contato com a assessoria de Bialski.

O prosseguimento do inquérito ainda depende do Ministério Público, que irá avaliar a decisão da Polícia Civil. O indiciamento vem cinco dias após o Instituto-Geral de Perícias de Porto Alegre (IGP) considerar inconclusivo o laudo pericial sobre a leitura labial do jogador corintiano no lance em que Edenílson, volante do Internacional, o acusou de racismo.

O relatório de 40 páginas do IGP irritou o meio-campista do clube gaúcho, que manifestou sua indignação nas redes sociais. Ele mudou o nome de seu perfil no Instagram para “Macaco Edenílson Andrade dos Santos” e escreveu: “Não iriam nos calar???? Já nos calaram. Se ofendidos aceitem, engulam a seco. Finjam que não escutaram, é uma luta desleal, é uma luta INCONCLUSIVA!!!!!.”

Edenílson acusou Rafael Ramos de chamá-lo de “macaco” durante o empate por 2 a 2 entre os dois times, no último dia 14 de maio. Ao fim da partida, o português, que nega as acusações desde o princípio, foi detido ainda no Beira-Rio, mas acabou liberado após pagamento de fiança de R$ 10 mil. Desde então, o lateral passou a ser menos utilizado pelo Corinthians. Ainda assim, jogou contra o América-MG, no dia 29 de maio, e diante do Juventude, no último sábado.

A defesa de Ramos também contratou uma perícia própria, cujo resultado sustenta o argumento de que o jogador teria dito “f… mano, car…” em vez “f…, macaco”, como o camisa 8 do Inter acusou. Além do inquérito na esfera criminal, o caso está sendo apurado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, que colheu depoimentos dos dois jogadores durante as últimas semanas.

SISTEMA DEFENSIVO VIRA ARMA

O Corinthians ganhou seis jogos no Brasileirão, cinco deles sem levar gols. Dono da segunda melhor defesa na competição, vazado apenas nove vezes, o clube aposta em seu setor defensivo para continuar somando preciosos pontos que o deixem entre os melhores do Brasileirão.

“Uma coisa que a gente fala bastante: o mais importante é todos nós nos dedicarmos dentro de campo pois nossa chance de vitória aumenta a cada jogo que fazemos sem sofrer gols”, enfatiza o zagueiro Gil. “É muito importante não só para mim, mas para todos. Temos a importância de estar ajudando e orientando. Para mim, particularmente, gosto muito quando sai de jogo sem sofrer gols.”

Na quarta-feira o Corinthians tem uma parada indigesta pela frente, na casa do Athletico-PR, e para sonhar em continuar brigando pelo topo da tabela com o Palmeiras, tropeços estão descartados.

“Já começamos a semana pensando no jogo de quarta-feira, será muito difícil, é complicado jogar na Arena da Baixada, mas vamos nos preparar bem para sair com um resultado justo, uma vitória”, acredita Gil. O Corinthians fez reabilitação nesta segunda-feira, e o técnico Vítor Pereira saberá nesta terça-feira se poderá contar com os retornos de Maycon, Fagner (trabalhou no campo) e João Victor, todos recuperados de lesão e que o treinador já gostaria de ter utilizado diante do Juventude, no sábado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?